UIL

Vice-ministro Franco Danieli: uma semana no Brasil

Uma semana e uma agenda previsível. Esse é o tempo e os compromissos que o vice-ministro do Exterior da Itália, responsável pelas questões dos italianos residentes em outros países, ficará no Brasil em um roteiro que inicia, nesta sexta-feira (18), em São Paulo. Limitando sua estada ao eixo Rio/São Paulo/Brasília, com uma honrosa exceção, Curitiba, não será desta vez que Franco Danieli terá a oportunidade de manter um contato mais direto com as comunidades de italianos e descendentes residentes no Rio Grande do Sul (mais de 3 milhões), Minas Gerais (mais de 1 milhão), Espírito Santo e Santa Catarina, que também se incluem entre as regiões mais italianas do país mais italiano do mundo.

Também não conhecerá in loco a realidade dos ítalo-descendentes residentes especialmente no interior e que, apesar de venerarem o país de origem de seus ancestrais, fazendo das localidades onde vivem pequenas Itálias imaginadas, não se fazem representar, a partir de entidades ou lideranças, não têm a sonhada cidadania, mas representam, conforme constatam diversas pesquisas e estudos acadêmicos, a mais autêntica e majoritária expressão de italianidade fora da Itália.

“Informar para Competir: como promover o Made in Italy no Mundo” é um dos compromissos que Franco Danieli terá em São Paulo, nesta sexta-feira. Além disso, na capital paulista, Danieli manterá encontro com o vice-governador do Estado, Alberto Goldman. No Rio, também deverá se reunir com o vice-governador e visitará o Hospital Italiano, além de inaugurar, no centro de formação profissional Ciapi, um curso financiado pelo ministério do Trabalho italiano.   

Em Brasília, o vice-ministro terá uma audiência com o vice-presidente José Alencar, bem como encontros com o sub-secretário do Ministério do Exterior do Brasil, Ruy Nogueira, e com o presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, Heráclito Fortes; Já em Curitiba, em evento que ocorrerá na Sociedade Garibaldi, Franco Danieli conversará com o vice-governador do Estado, Orlando Pessuti, e também com parlamentares de origem italiana.

Assim como em São Paulo e no Rio de Janeiro, Danieli manterá contato com a comunidade de italianos em reuniões com lideranças de entidades, associações, comites e corpo diplomático. Enfim, uma programação cheia que será aproveitada pelo vice-ministro para tratar de diferentes assuntos, desde as questões relacionadas à rede consular até aspectos  à promoção da língua italiana. Franco Danieli, como é hábito, recolherá as reivindicações dos conazionali.