Cursos Italiano Jurídico 2018

Fundação Barilla: O trabalho do futuro é verde, inteligente e social

O artesão de alimento que combina métodos tradicionais de produção com a impressão em 3D; o Hidrólogo, que é o especialista em água que possui conhecimento de química, biologia, mas também é capaz de aplicar uma abordagem holística ao uso deste precioso recurso e, finalmente, engenheiros ambientais, agrônomos, urbanistas e especialistas em genética. 

Estes são alguns dos perfis de trabalhos mais solicitados pelo mundo agroalimentar, nos últimos anos. São trabalhos que foram reinventados, partindo pela tradição até chegar à introdução da tecnologia, ou pensadas a partir do zero, isto é, inexistentes até recentemente e, enfim, em demanda, ou seja, perfis cada vez mais procurados e exigidos pelo mercado de trabalho. 

As mudanças nas profissões são fortemente registradas no setor agroalimentar, onde também as alterações climáticas (com verões que, no Mediterrâneo, aquecem a uma taxa de 40% maior que a global, com uma diminuição na precipitação esperada no curto prazo (2025) e o médio (2050) de 2 a 7%) estão determinando uma nova abordagem para a maneira como produzimos e produziremos alimentos no futuro. No entanto, estes perfis profissionais parecem difíceis de serem  encontrar no mercado, especialmente entre os jovens.

De acordo com o Índice de Sustentabilidade dos Alimentos, em média, entre os países pertencentes à bacia do Mediterrâneo, apenas 11% dos jovens entre 15 e 24 anos estão empregados no setor agrícola. Também em resposta a esses desafios do futuro, a Fundação Barilla Centro para Alimentação e Nutrição (BCFN)  desenvolveu, em colaboração com a Universidade de Siena, a Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (UN SDSN) e a Academia SDG, o MOOC (Massive Open Online Course), um curso universitário online aberto a todos e dedicado aos desafios e oportunidades dos agroalimentos no Mediterrâneo, em relação à realização dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pelas Nações Unidas para 2030. (Fonte: Filomena Fotia/ Meteo Web)



0 Comentários


Seu comentário

  • Oriundi

    Giornalismo fatto con passione