FABIO PORTA CANDIDATO PD

Visita à Itália, sem sair de casa

A ENIT Agenzia Nazionale del Turismo acaba de lançar um aplicativo para celular, com o qual é possível realizar um passeio virtual a locais característicos da Itália. O aplicativo Italia VR Virtual Reality está disponível para download, gratuitamente, na App Store e no Google Play. 

Após ser instalado, no momento da utilização, o usuário deve optar por “360º View”, que permitirá uma visão de 360 graus, ou “Virtual Reality”, se estiver utilizando óculos de realidade virtual. Os passeios são realizados virtualmente, a bordo de uma vespa e a pé.

As opções de passeio: Food, que inicia em Nápoles, passando por uma cantina, por vinhedos, por uma pizzaria napolitana até a finalização em Positano; Culture, partindo do Coliseu e transitando por pontos característicos de Roma, como Castel di Sant’Angelo, Piazza di Spagna e Piazza Navona; e Lifestyle, que inicia em Milão, passando por Murano, em Veneza, depois por estabelecimentos comerciais de Florença. Os condutores da “viagem” são jovens italianos. 

O Italia VR é um projeto nascido no final de 2018, com o objetivo de fornecer à Itália uma ferramenta promocional capaz de alcançar usuários em todo o mundo. 

Em 2020, o ENIT prevê atividades de desenvolvimento da plataforma VR e, paralelamente, a criação de novos conteúdos em vídeo, que serão realizados em colaboração com as regiões italianas. A atividade de desenvolvimento também prevê a possibilidade de integrar material criado pelas regiões italianas, províncias e cidades autônomas, com o objetivo de tornar o Italia VR o único ponto de entrada virtual do turismo na Itália. Esta primeira fase, que viu a publicação do aplicativo nas lojas da Apple e Android, será seguida por uma atividade de posicionamento em plataformas profissionais como a Oculus.

ACESSE AQUI O APLICATIVO