Jornalista italiano faz palestra sobre democracia para servidores do governo do Estado do RS
O jornalista italiano Emiliano Bos conversou com a equipe de trabalho da Rede Escola de Governo, do governo do Estado do Rio Grande do Sul, na manhã desta quarta-feira (25), em visita à Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH). Emiliano, que participa do Conexões Globais 2.0, um dos eventos do Governo estadual no Fórum Social Temático, trabalha para a rádio e TV públicas da Suíça e já esteve em mais de 30 países cobrindo, prioritariamente, as regiões de conflito.
A Rede Nacional de Escolas de Governo tem como objetivo aumentar a eficácia das instituições que trabalham com formação e aperfeiçoamento profissional dos servidores públicos dos três níveis de governo.
A partir da observação do fluxo migratório nos países periféricos, impulsionado, especialmente, pelos conflitos nos países árabes e no norte da África e, também, por questões econômicas, Bos propôs a discussão sobre o sentido da democracia no século XXI. Imagens do campo de refugiados afegãos no norte da França (Calais) ou do campo de refugiados de “Choucha”, na fronteira entre a Tunísia e a Líbia retratam as condições trágicas que os migrantes enfrentam pela esperança de uma vida melhor.
Conforme os dados apresentados por Bos, existem 43 milhões de refugiados no mundo. Estima-se que 100 mil pessoas tenham saído da Etiópia e da Somália em direção ao Iêmen em 2011. Bos salientou ainda que é preciso discutir o conceito de democracia em todo o mundo, não somente na Europa e nas Américas e questiona: "a França é o país dos Direitos Humanos?", fazendo referência ao fato de o país se recusar a aceitar refugiados da Líbia.
Conexões Globais 2.0
Emiliano Bos foi convidado pela FDRH/Rede Escola de Governo para participar do Conexões Globais 2.0. Nesta quinta-feira, às 18h15, na Casa de Cultura Mário Quintana, o jornalista participa da webconferência "#occupywallstreet: uma economia a serviço das pessoas".
Uma das organizadoras do movimento Ocupe Wall Street, Vanessa Zettler, será a webconferencista. Participam também do debate, além de Emiliano Bos, Giuseppe Cocco, co-autor do livro Global: Biopoder e lutar em uma América Latina globalizada, e Renato Rovai, editor da revista Fórum. (Secom RS)