UIL

Castelo projetado por Leonardo Da Vinci comemora 500 anos

A cidade de Locarno, na Suíça, celebra, de 16 a 23 de setembro, os 500 anos da construção do único edifício ainda existente projetado por Leonardo Da Vinci, o "Castello Visconteo", também conhecido como a fortaleza de Locarno. Para os festejos, foi convidado o compositor Emanuel Dimas de Melo Pimenta, arquiteto, urbanista e compositor de música erudita contemporânea, para criar um concerto em celebração à obra assinada pelas mãos do grande gênio italiano.

A música terá a duração de sete dias e será realizada nos espaços mais inesperados da cidade. O público será convidado a caminhar e descobrir os diferentes sons. A participação é gratuita e um mapa indicará os espaços onde a música será executada. O concerto é realizado em parceria com a Alchimiarte de Locarmo e a ASA Art and Technology, de Londres.

A descoberta

O historiador italiano Marino Viganò, docente em história da arquitetura militar na Universidade Católica de Milão, é o autor da tese, apoiada por especialistas internacionais, segundo a qual a fortaleza de Locarno é a única construção ainda existente, planejada por Leonardo da Vinci. Ele chegou à conclusão, após anos de pesquisa, que o arquiteto da obra só poderia ser um especialista toscano em construções militares. Porém, em 1507, existia apenas uma pessoa com suficiente conhecimento para realizar o trabalho: Leonardo da Vinci.

Probabilidade de 95%
 
Na opinião de Carlo Pedretti, diretor do "Armand Hammer Center for Leonardo Da Vinci Studies", centro de pesquisas ligado à Universidade da Califórnia em Los Angeles, a probabilidade de que a fortaleza realmente tenha saído da prancheta de desenho de Leonardo Da Vinci é de 95%.

A descoberta teve início quando o proprietário da fortaleza decidiu construir uma adega com bar nas suas galerias subterrâneas. As autoridades de defesa do patrimônio histórico foram checar os planos arquitetônicos e descobriram indícios importantes que levaram à contratação de Marino Viganò para fazer uma pesquisa no local.