UIL

Plataforma reúne obras de arquitetos imigrantes italianos em SP

Plataforma Arquitetura Italiana no Estado de São Paulo reúne informações sobre projetos e obras de imigrantes italianos, engenheiros e arquitetos, que conferiram novos significados às cidades do estado de São Paulo, por meio de edifícios públicos, hospitais, igrejas, palacetes, fábricas e residências. A iniciativa é da Rede Arquitetura Italiana no Estado de São Paulo, coordenada pelo professor Miguel Antonio Buzzar, do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP, com financiamento do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU-SP). 

Nela, são exibidos painéis com a produção, reprodução e organização de projetos arquitetônicos, fotografias e outros documentos relativos às atividades desses profissionais e seus descendentes. Atualmente, pode-se encontrar informações relativas a projetos, obras e profissionais atuantes nas cidades de Araraquara, Assis, Batatais, Campinas, Franca, Limeira, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio Claro, São Carlos, São José do Rio Pardo e São Paulo.

Os dados e documentos que subsidiaram a pesquisa foram sistematizados em parceria com colaboradores do projeto e estão apresentados em formato de fichas nas abas “Profissionais” e “Projetos e Obras”. Na plataforma, também é possível acompanhar a exposição presencial, através de um vídeo no Youtube, realizada em maio de 2023, no Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP em São Carlos.

Fonte: Jornal da USP