Como encontrar a lista de italianos que emigraram para o Brasil
Cerca de 7 milhões de italianos deixaram a Itália, entre os anos de 1860 e 1920, particularmente a população rural e mais pobre do país. Alijadas do sistema implantado após a unificação, as famílias eram motivadas a deixar o território italiano, muitas vezes com o auxílio de uma propaganda enganosa.
No Brasil, a imigração italiana foi subvencionada pelo governo brasileiro, de 1870 a 1930, visando obter a força de trabalho necessária para o campo e a ocupação de territórios a serem colonizados, principalmente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Espírito Santo.
Veja a seguir sites que podem auxiliar você na localização dos dados relativos ao seu antepassado italiano no Brasil.
ENTRADA DE ESTRANGEIROS NO BRASIL - PORTO DO RIO DE JANEIRO
A base de dados "Entrada de Estrangeiros no Brasil - porto do Rio de Janeiro" conta com cerca de 1,3 milhão de nomes de imigrantes que entraram no país entre 1875 e 1910. Na base de dados, você encontrará uma descrição do projeto, o manual de utilização e instrumentos para consulta, além da validação de certidões.
SISTEMA DE INFORMAÇÕES DO AN (SIAN)
Seguem as instruções: Após realizar o cadastro, clique no menu "Fundos/Coleções" na barra superior, e depois sobre "Pesquisa Multinível"; no campo "Código de referência", digite "OL" e clique em "Pesquisar"; na primeira página da pesquisa, surgirá "BR RJANRIO OL - Divisão de Polícia Marítma, Aérea e de Fronteiras" para ser acessado; acesse "Relações de passageiros em vapores"; acesse o porto que deseja pesquisar, como "Rio de Janeiro"; na páginas que se abrem as relações de vapores estão em ordem cronológica crescente.Para saber mais, clique em "Ver detalhes"; para visualizar a listagem, clique em "Ver arquivo digital".
CERTIDÃO NEGATIVA DE NATURALIZAÇÃO (CNN)
A Certidão Negativa de Naturalização serve para informar que não consta registro de naturalização em nome da pessoa pesquisada junto ao Departamento de Migrações/SNJ/MJSP.
IMIGRANTES ITALIANOS
Portal dedicado à emigração italiana para o Brasil.
ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO – LIVROS DE REGISTRO DA HOSPEDARIA DE IMIGRANTES
O Arquivo Público do Estado de São Paulo reúne inúmeras séries documentais que registram a entrada de imigrantes em São Paulo, entre 1887 e 1958.
IMIGRANTES ESPÍRITO SANTO
Banco de dados que permite a busca de emigrantes em barcos para o estado do Espírito Santo. Filtre com a inicial do sobrenome.
ARQUIVO PÚBLICO DE MINAS GERAIS
Arquivo do Estado de Minas Gerais (MG). Clicando em "Imigrantes": acesso a informações sobre registros de imigrantes, entre 1888 e 1901.
ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ
Fonte de pesquisa sobre a genealogia de famílias e documentos para processos de dupla cidadania. O Arquivo Público do Paraná publicou, recentemente, o volume 9 da Coleção Pontos de Acesso, que é o Catálogo de Documentos Referentes a Imigrantes no Estado do Paraná (1861 - 1984), com o intuito de facilitar a pesquisa e o acesso aos pesquisadores.
ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Arquivo público do estado do Rio Grande do Sul (RS), uma das mais antigas terras de imigração de italianos no Brasil, antes do desenvolvimento de São Paulo.
ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Reúne documentos relativos à imigração no Estado de Santa Catarina, tais como a relação dos livros de batizados (1751/1999), casamentos (1714/1989) e óbitos (1772/1961) do Arquivo Histórico Eclesiástico de Santa Catarina.
LEIA TAMBÉM:
A imigração italiana no acervo do Arquivo Nacional
Como encontrar o registro de imigrantes italianos no Brasil
Notícias Relacionadas
-
Dinheiro em troca da autorização de residência
09 Dec 2024 -
Agência de combate ao terrorismo investiga falsa cidadania italiana
03 Dec 2024 -
Tribunal de Bologna questiona cidadania iure sanguinis
28 Nov 2024 -
Falsa residência na Itália: Sanções e consequências
25 Nov 2024 -
STJ valida casamento no religioso para obtenção de cidadania
14 Nov 2024