UIL

Barcelona redescobre Federico Fellini

A cidade de Barcelona estará envolvida pela onda "Fellini" que começou em 03 de novembro e irá até março de 2005, uma atividade denominada "Riscoprire Fellini", organizada pelo Instituto Italiano de Cultura, em homenagem aos encontros e desencontros de um artista completo e uma cidade que sempre o fascinou.

Por muitas vezes, Fellini chegou a afirmar que cada vez que chegava em Barcelona, era como se estivesse entrando em um dos seus filmes.

A aproximação entre Fellini e Barcelona é notória pelas ruas da cidade espanhola, especialmente em Raval, bairro que sofreu mudanças urbanísticas.

De acordo com o jornal La Vanguarda, Daniela Aronica, responsável pelo Centro de Estudo do Cinema Italiano, mulher que sabe muito sobre o monstro do cinema, reconhece que esse "banho felliniano" que Barcelona assiste é fruto de um sonho pessoal de Ennio Bispuri, diretor do Instituto Italiano de Cultura de Barcelona.

Autor de filmes como La dolce vita, Oito e meio, Satyricon, Casanova, Amarcord, Julieta dos espíritos e E la nave va, Federico Fellini nasceu em 20 de janeiro de 1920, dedicou-se ao jornalismo satírico na juventude e ganhou por cinco vezes o Oscar. Pisou em Barcelona pela última vez em 1985 e morreu em 31 de outubro de 1993, em Roma.