UIL

Colombiano Botero apresenta duas esculturas em Roma

O escultor colombiano Fernando Botero apresentou, nesta segunda-feira, dois de suas últimas obras na festa da primavera (boreal), que será celebrada até 20 de junho e pela segunda vez no Palácio Visentini, em pleno centro de Roma.

Botero, que vive grande parte do ano em Versilia, na costa toscana (no centro da Itália), mostrou as obras em bronze "Mão" e "Cavalo e cavaleiro", que custodiarão por um tempo a entrada do Palácio.

Posteriormente, as obras serão levadas ao vizinho Palácio Veneza, onde de 7 de junho até 25 de setembro está prevista uma grande exposição retrospectiva de Botero.

O escultor colombiano disse à imprensa que sua exposição "será a mais importante depois da de 1992 em Roma", e nela apresentará "todas obras novas, entre pinturas, desenhos e esculturas, realizadas nestes 13 anos".

Botero ainda anunciou que a exposição incluirá uma série de obras com as quais realiza um testemunho "contra as torturas realizadas no Iraque".

Para Enrico Gasbarra, presidente da província de Roma, organizado da atividade, Botero "é um dos maiores artistas mundiais, amado sobretudo pelos jovens e é uma honra tê-lo aqui conosco".