UIL

Morre Francesco Rosito, um dos chefs italianos mais reconhecidos do Sul do Brasil

A comunidade ítalo-brasileira e italiana do Rio Grande do Sul foi impactada, na manhã da última terça-feira (09), com a notícia do falecimento do chef Francesco Rosito, vitimado durante a madrugada por um ataque cardíaco. Natural de Morano Calabro, Francesco Rosito, que tinha 62 anos, era uma das personalidades mais respeitadas e queridas da comunidade italiana do Estado, não apenas pelas suas habilidades profissionais, mas principalmente pela sua índole.

Formado em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Rosito decidiu, há alguns anos, dedicar-se ao que mais gostava de fazer: cozinhar, preparar pratos da que expressassem o sabor verdadeiro da culinária italiana.

Professor de Gastronomia Italina na Sociedade Italiana do RS, apresentador do quadro " Sapori della Cucina Italiana " no programa radiofônico La Domenica Italiana, da Rádio Gauiba AM, articulista em jornais e revistas da área, Rosito foi um dos principais incentivadores e colaboradores da revista eletrônica Oriundi, desde a sua criação, em 2003.

Consultor de Gastronomia Italiana e Mediterrânea em diversos restaurantes, hotéis e hospitais no Rio Grande do Sul, Jurado da Revista Veja na escolha dos melhores restaurantes de Porto Alegre em 2002, 2003 e 2005, Rosito foi professor em cursos de gastronomia em diferentes instituições universitárias, como Feevale e PUCRS.