UIL

De Vignola atende chamado do Recife

Depois de duas passagens pelo Recife, o artista plástico italiano De Vignola está de volta à cidade, para apresentar sua exposição Pintura Clássica. A mostra faz parte do Projeto Cultural Ítalo Brasileiro, que tem por objetivo estabelecer intercâmbio cultural entre a Itália e a comunidade italiana no Brasil e é promovido pela Casa d’Itália Dante Alighieri.

A volta do pintor ao Recife seu deu a pedidos. A curadora da exposição, Elizabete Duarte, diz que, depois do sucesso dos cursos oferecidos por De Vignola em 2003, algumas instituições do ensino de artes se mobilizaram para agendar mais uma visita do pintor. 

Nascido em Gênova, De Vignola pinta desde os 12 anos de idade. São 40 anos de trabalho e durante estas quatro décadas o artista já passeou por várias formas de expressão: de telas a óleo e pintura em porcelana até restauração e pintura de afrescos em igrejas. De Vignola se descreve como um pintor clássico, que tenta incorporar traços da pintura moderna – sempre valorizando a feminilidade e a delicadeza das suas figuras.

Para a exposição Pintura Clássica, o critério usado pela curadora e pelo próprio artista foi o carinho que De Vignola tem por cada um: “As telas e vasos da mostra estão reunidos de acordo com os que ele se identifica mais. Dentre uma pré-seleção de 50 trabalhos, acabamos optando por expôr 33”, explica Elizabete, que foi aluna em uma das oficinas do artista.

Amanhã começa o curso Técnicas de Pintura a Óleo, que vai ser realizado na Escola Americana do Recife. A partir do dia 22, Técnicas Especiais de Mural e Restauro será o tema da oficina a ser realizada no Centro de Artes e Comunicação da UFPE. As inscrições serão feitas diretamente com Elizabete Duarte no telefone 8801.9676.