UIL

Castello di Rocca Calascio (L'Aquila), Itália

Rocca Calascio é o castelo mais alto dos Apeninos. A torre está a uma altura de 1.520 metros, domina a encosta sul do Parco Nazionale Gran Sasso e está localizado na fronteira com Campo Imperatore. Em documento de 1380, consta a primeira menção de Rocca Calascio, pretendida como torre de vigia isolada, mas a construção da torre situa-se por volta do ano 1.000. 

Nos arredores da fortaleza está a Igreja de Santa Maria della Pietà, construída pelos pastores ao redor 1.400 como um agradecimento a Nossa Senhora quando os soldados Piccolomini repeliram, em uma batalha sangrenta, um grupo de bandidos do vizinho Estado Papal. Ponto de observação de alta estratégia militar, era capaz de comunicar, com o auxílio de tochas durante a noite e espelhos durante o dia, através de inúmeras conexões ópticas espalhadas por todo o território, com os castelos da costa adriática. 

Em 1743, o território passou sob o domínio dos Bourbon. Em 1703, um desastroso terremoto demoliu o castelo e a cidade de Rocca Calascio: apenas as casas na parte baixa da cidade foram reconstruídas e muitos habitantes preferiram se mudar para Calascio abaixo. 

Um despovoamento progressivo reduziu o número de habitantes do Rocca de cerca de 800 em 1600 para zero em 1957. Calascio, por sua vez, iniciou seu declínio no final do século 19, sofrendo os efeitos de uma emigração maciça nas primeiras décadas do século 20. Uma população de cerca de 1900 habitantes em 1860, reduzida em 1892 a apenas 299.

Hoje o Rocca é conhecido do grande público por ser frequentemente objeto de grandes sets de filmagem: entre estes "Lady Hawke" (no Brasil, "O Feitiço de Áquila), um conto de fadas ambientado na Idade Média, com Rutger Hauer e Michelle Pfeiffer e, mais recentemente, um filme sobre o Padre Pio de Pietralcina.

Encontre mais informações aqui ou no site de turismo de Abruzzo.