UIL

Nápoles na lista Time dos melhores destinos de 2023

Nápoles está em décimo segundo lugar no ranking elaborado pela revista norte-americana Time, que inclui um total de 50 cidades. A ilha siciliana Pantelleria (na décima primeira posição) também é referida na lista.

Cidade famosa pelo seu folclore e tradições milenares, Nápoles  possui um maravilhoso patrimônio histórico, cultural e artístico. Seu centro histórico foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, em 1995. E não é por acaso que Nápoles está se tornando mais cara para os turistas. Os preços dos quartos de hotel e pousadas estão subindo, e não apenas por causa da situação econômica no país. 

Conforme explica Federalberghi, a principal organização empresarial do setor de turismo-receptivo na Itália, em Nápoles, são muitos os fatores para a tendência de aumento dos gastos com hospedagem entre dez e vinte por cento. E o aumento também vale para instalações não hoteleiras, onde você chega a pagar quase 50% a mais do que no ano passado. 

Quando ir a Nápoles

Nápoles é um destino ideal em todas as estações do ano, porém os melhores meses para visitar a cidade são abril, maio, setembro e outubro, quando o clima é bom e há menos turistas. Nesses meses do ano, os dias são ensolarados, mas a cidade não fica muito lotada de turistas e é possível encontrar preços mais baratos, tanto de hotéis quanto de voos.

O inverno em Nápoles nunca é muito frio, mas há uma chance maior de chuvas fortes, além disso, nesta baixa temporada os dias são curtos e o sol brilha algumas horas por dia. No entanto, durante a temporada de inverno, as semanas entre meados de dezembro e início de janeiro são o momento ideal para visitar os mercados de Natal e a famosa San Gregorio Armeno, também conhecida como "Via dei Presepi", que durante o período natalino é enfeitado com enfeites, presépios e barracas de natal.

O que fazer em Nápoles

Conheça, a seguir, dez lugares para visitar na sua próxima viagem a Nápoles.

A jornada para descobrir as belezas de Nápoles começa por um dos símbolos da cidade: a Piazza del Plebiscito, que leva o nome do plebiscito de 1860 com o qual foi decidida a anexação do Reino das Duas Sicílias ao Reino da Sardenha. A Piazza del Plebiscito é considerada um dos exemplos mais relevantes da arquitetura neoclássica na Itália.

O Teatro San Carlo, fundado em 1737, é a casa de ópera mais antiga do mundo, antecipando o Scala de Milão em 41 anos e o Fenice de Veneza em 55. Foi o rei Carlos III de Bourbon quem quis a sua construção, com o objetivo de dotar a cidade de um teatro que refletisse e representasse o poder real.

Entre as galerias comerciais mais famosas da Itália, certamente está a Galleria Umberto I. Foi construída entre 1887 e 1890, em homenagem ao rei de quem leva o nome, devido à sua presença ativa durante a pandemia de cólera que atingiu severamente a cidade em 1884. 

Quem caminha pela zona de Caracciolo pode admirar a Fontana del Gigante, ou dell'Immacolatella. É uma das fontes monumentais da cidade, do início do século XVII. Localizado na curva entre a via Partenope e a via Nazario Sauro, foi encomendado por Don Antonio Alvarez de Toledo a Michelangelo Naccherino e Pietro Bernini.

Nápoles é a cidade dos sete castelos: Maschio Angioino, Castel dell'Ovo, Castel Sant'Elmo, Castello del Carmine, Castello di Nisida, Forte di Vigliena e Castel Capuano. O mais antigo de todos é o Castel dell'Ovo, que segundo uma lenda, nasceria de um ovo escondido por Virgílio nas masmorras, capaz de manter toda a fortaleza de pé. O Castel dell'Ovo, da era normanda, fica na ilhota de Mégara, lar do último imperador romano Rômulo Augusto. Atualmente a entrada no Castel dell'Ovo é gratuita e a visita pode proporcionar um magnífico panorama do Golfo e da cidade de Nápoles.

Conhecida em todo o mundo como a Rua dos Presépios (Via dei Presepi), San Gregorio Armeno, no centro histórico de Nápoles, é uma parada obrigatória para quem visita a cidade. A rua concentra inúmeras lojas onde artesãos, mestres na arte de confeccionar presépios, fazem estatuetas à mão que reproduzem os protagonistas do presépio napolitano. 

A antiga Nápolis, fundada em 470 a.C pelos colonizadores gregos corresponde à parte do centro histórico da cidade. Visitar o Complexo de San Lorenzo Maggiore (Napoli Sotteranea) é como fazer uma viagem no tempo desde o século V a.C até o final do século XVIII d.C. O Complexo é um testemunho histórico estratificado, perfeitamente preservado, de como a cidade de Nápoles evoluiu ao longo do tempo.

A pizza preparada em Nápoles, de massa macia e fina, mas com as laterais altas, foi declarada pela UNESCO patrimônio imaterial da humanidade. A Pomod'oro Pizzeria (Via dei Tribunali, 309), no centro histórico da cidade, é uma opção para o momento imperdível de uma visita a Nápoles: saborear a autêntica pizza napolitana. 

O Museu Arqueológico Nacional de Nápoles é um dos mais famosos e visitados museus da Itália, entre os mais antigos e importantes para o mundo por riqueza e exclusividade do patrimônio. O acervo é composto por grande parte dos achados interessantes de Pompéia e Herculano, cidades condenadas após a violenta erupção do Monte Vesúvio, em 79 d.C.

O Cimitero delle Fontanelle é um ex-ossário que foi construído por mais de 3000 metros quadrados, no Sanità, uno dos bairros mais ricos de história e tradição da cidade de Nápoles. Conheça aqui a história do Cimitero delle Fontenelle.