
Presença italiana no futebol brasileiro é documentada em livro
“Almanaque da presença italiana no futebol brasileiro”, do jornalista e historiador Fernando Razzo Galuppo, será lançado dia 15, em cerimônia restrita, na sede do Consulado Geral da Itália em São Paulo.
Literatura, artes plásticas, cinema, teatro, gastronomia, arquitetura, indústria... A influência italiana estende-se por diversas áreas da vida cultural e social brasileira – uma força motora amplamente reconhecida e documentada em diversas obras ao longo dos primeiros 150 anos de relações entre os dois países. Faltava, porém, uma obra que abordasse a maior paixão de ambas as nações: o futebol.
É para preencher esta lacuna que chega o “Almanaque da presença italiana no futebol brasileiro”, lançamento da Garoa Livros com apoio do Consulado Geral da Itália em São Paulo, Circolo Italiano e Colégio Dante Alighieri. A obra é fruto de mais de duas décadas de pesquisa do jornalista e historiador Fernando Razzo Galuppo, e oferece um amplo e detalhado panorama de como a Itália se fez (e ainda se faz) presente no esporte brasileiro.
A obra terá sua apresentação oficial na sede do Consulado Geral da Itália em São Paulo, numa cerimônia restrita a convidados e autoridades, no próximo dia 15 de maio (quinta-feira), às 18h30, com a participação do professor e doutor em história Luigi Biondi, da Universidade Federal de São Paulo.
Nas palavras do Cônsul Geral da Itália em São Paulo, Domenico Fornara: "Esta obra representa um valioso testemunho da contribuição italiana à formação do tecido social e cultural do Brasil, revelada de maneira muito oportuna por meio de uma paixão nacional de nossos dois países:o futebol. É um livro que celebra não apenas uma tradição esportiva, mas também a capacidade do esporte de unir povos, transmitir valores e construir vínculos duradouros entre as nossas comunidades."
O livro ganhou o formato de almanaque inspirado na tradição das publicações esportivas do início do século XX, com fotos, estatísticas, curiosidades, depoimentos e histórias pouco conhecidas. “O lendário Vittorio Pozzo em solo paulistano em 1914, Amphilóquio Marques Guarisi, o popular Filó, primeiro brasileiro a ser campeão do mundo de futebol em 1934 vestindo a camisa da seleção italiana e a exibição marcante em São Paulo do poderoso Torino dos anos 40, antes do trágico acidente de Superga, são algumas das memórias que os nossos antepassados sempre nos transmitiram através da oralidade, mas que ficaram no esquecimento devido à falta da organização desses e tantos outros registros”, afirma Galuppo.
“Desejo que a obra possa atingir o coração dos ítalo-descendentes e dos fãs de futebol em geral, além de reviver momentos importantes da história esportiva dessas duas nações. Espero que seja um impulso para que essas iniciativas sejam cada vez mais frequentes, reforçando os laços fraternos que unem Itália e Brasil”, finaliza o autor.
Almanaque da Presença Italiana no Futebol Brasileiro
Autor: Fernando Razzo Galuppo
Editora: Garoa Livros
www.garoalivros.com.br
Notícias Relacionadas