Tecnologia italiana presente na Rio Oil & Gas 2008
Grupo de empresários italianos desembarca na Rio Oil & Gas 2008, de 15 a 18 de setembro, no Rio de Janeiro, em busca de oportunidades de negócios que se apresentam no Brasil, sobretudo após as recentes descobertas feitas na camada do pré-sal que poderão tornar o país, nos próximos anos, uma das maiores potências mundiais em combustíveis.
Os italianos representam uma das maiores participações estrangeiras na feira e cinco deles, especializados na fabricação válvulas e conexões, sistemas de controle e tubulações offshore e onshore, farão parte do Pavilhão Oficial patrocinado pelo Governo Italiano por meio do Instituto Italiano para o Comércio Exterior ICE.
O petróleo é uma das principais fontes de energia para a Itália, razão pela qual desenvolveu uma indústria de ponta na prospecção, extração e beneficiamento desse recurso. Com as escassas reservas de petróleo e gás em território italiano, todo esse potencial foi canalizado nos mercados estrangeiros. Não é toa, que das 600 empresas italianas fabricantes de instalações e componentes para a indústria petrolífera, 80% são exportadoras, de modo que dos 865 milhões de euros faturados pelo setor, 91% são realizados em atividades no exterior.
Como ocorre em todo o setor industrial italiano, a presença das pequenas e médias empresas (PME) no setor de óleo e gás é marcante. Mediamente, cada empresa emprega 18 funcionários. Tal característica permite-lhe oferecer a seus clientes uma maior flexibilidade e agilidade, motivo pelo qual são tão bem aceitos no mundo.
Apesar do grande número de PME, o setor de óleo e gás italiano também possui seus gigantes e o Grupo ENI é, provavelmente, o exemplo mais emblemático nessa área. A Ente Nazionale Idrocarburi S.p.A. (ENI) é uma multinacional petrolífera presente em setenta países, com subsidiárias atuando em diversas áreas, entre as quais a Saipem, empresa com a qual a Petrobras assinou em 2005 um contrato no valor de 600 milhões de dólares para o fornecimento por nove anos, com possibilidade de extensão por mais três, de uma plataforma para o projeto Golfinho, no Espírito Santo. Mais recentemente, no início do mês de agosto, tornaram a fechar um acordo para o fornecimento por quatro ano de uma sonda com capacidade para perfurar até cinco mil metros de profundidade, que a Petrobras vai utilizar na atividade exploratória e de desenvolvimento que está realizando nos campos do Rio grande do Norte.
A estratégia do ICE para a promoção da indústria italiana de instalações e componentes para a indústria petrolífera, dentro da qual se insere a participação na Rio Oil & Gas, baseia-se nos aspectos: ampliação da participação de mercado em países industrializados e com elevados índices de crescimento; continuidade das atividades promocionais em áreas geográficas ricas em petróleo e que recentemente abriram seus mercados a empresas estrangeiras; valorização da imagem da produção italiana, não só de elevada qualidade, mas também de particular adaptabilidade às necessidades dos clientes.
- Incentivamos as empresas italianas a se internacionalizarem e buscarem o Brasil como um forte parceiro, contribuindo desta forma com nossa tecnologia de ponta no setor -, destaca Giovanni Sacchi, diretor do ICE- Instituto Italiano para o Comércio Exterior no Brasil.
Made in Italy na Rio Oil & Gas 2008
Riocentro Rio de Janeiro (RJ), 15 a 18 de setembro de 2008
Pavilhão 3 Estande J-27
Notícias Relacionadas
-
Crise imobiliária: Aluguel de curta duração, em risco na Itália?
08 Jul 2024 -
Câmara italiana do PR lança Spazio Italocam Latam
26 Jun 2024 -
Câmara Italiana de SC realiza webinar sobre cidades inteligentes
24 Jun 2024 -
Como obter visto de trabalho inteligente (smart working) na Itália
16 Apr 2024 -
Quanto custa abrir um restaurante na Itália
21 Jan 2024