UIL

Capes divulga edital do Programa Professor Visitante do Exterior

Programa que tem como objetivo trazer professores de várias nacionalidades para orientar alunos brasileiros terá inscrições abertas até dezembro de 2012.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga nesta terça-feira (17), o edital n° 5/2012 para o Programa Professor Visitante do Exterior (PVE) . O novo edital do programa tem fluxo contínuo e permite a vinda de professores estrangeiros para períodos de, no mínimo, 15 dias e, no máximo, 12 meses, para instituições de ensino superior e centros de pesquisa brasileiros. As inscrições podem ser realizadas até o dia 28 de dezembro de 2012.

A seleção objetiva incentivar a realização de visitas de curta, média e longa duração a instituições brasileiras, de professores e pesquisadores atuantes no exterior, cuja formação e experiência profissional representem uma contribuição inovadora para cursos de doutorado brasileiros.

Proponentes

Estão aptas a apresentar proposta as instituições que cumulativamente possuam cursos de doutorado avaliados pela Capes; que forneçam garantia de local de trabalho e infraestrutura apropriada para a realização da atividade docente, de pesquisa e preparação de aulas dos pesquisadores; e que providenciem acesso às bibliotecas, Portal de Periódicos da capes, laboratórios e outras facilidades disponíveis da instituição, entre outros requisitos.

Benefícios

São itens financiáveis no âmbito do programa: bolsas de estudo e pesquisa com prazo de implementação e duração; auxílio-instalação para professores estrangeiros que não residam ou não tenham residido no Brasil nos últimos seis meses; e passagem aérea internacional.

Balanço

Nos últimos cinco anos, o PVE foi responsável pela vinda de 173 professores de 39 nacionalidades diferentes. Além de atuarem em atividades acadêmicas e de pesquisa, os professores visitantes ministram cursos e conferências. Mais de cem estudantes brasileiros de pós-graduação já foram orientados por professores visitantes.

Um dos participantes do programa, o físico Hans Micklitz, da Universidade de Colônia, Alemanha, desenvolveu no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), entre agosto de 2010 e agosto de 2011, estudos da competição entre os clusters ferromagnéticos e a matriz supercondutora focalizando a formação de fases de vórtices espontâneos, pesquisa que forneceu dados para pelo menos dois artigos científicos.

Esclarecimentos e informações adicionais sobre o conteúdo do edital poderão ser obtidos pelo endereço eletrônico pve@capes.gov.br , ou pelo telefone +55 (61) 2022-6664.