UIL

Programa oferece bolsas a pesquisadoras brasileiras

No dia 8 de março, o mundo celebrou o Dia Internacional da Mulher. A data marcou também o início das inscrições do programa “Para Mulheres na Ciência”, realizado pelo 4º ano consecutivo pela L’Oréal Brasil. Esta iniciativa conta com a parceria da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Comissão Nacional da Unesco (IBECC).

A edição de 2008 do programa contempla, novamente, sete cientistas com uma bolsa no valor de US$ 20.000,00 (20 mil dólares). Podem ser inscrever mulheres que tenham concluído doutorado a partir de 1º de janeiro de 2004 e se proponham a realizar trabalhos científicos em instituições brasileiras de pesquisa. São contemplados estudos nas áreas de Ciências Físicas (1 bolsa), Ciências Biomédicas, Biológicas e da Saúde (4 bolsas), Ciências Matemáticas (1 bolsa) e Ciências Químicas (1 bolsa).

A bolsa auxílio, convertida em reais, visa apoiar projetos científicos de alto mérito a serem desenvolvidos durante 12 meses. O júri será composto por oito pesquisadores indicados pela Academia Brasileira de Ciências (ABC), um representante da Unesco, um representante da L’Oréal, e será presidido por um membro da Diretoria da ABC. As inscrições começam em 8 de março e vão até 8 de maio de 2008. O resultado será divulgado em 8 de agosto de 2008.

Para mais informações, as interessadas devem acessar o site da Academia Brasileira de Ciência – www.abc.org.br/loreal, onde encontra-se o formulário de candidatura. As inscrições (documentação completa) deverão ser entregues ou enviadas por correio para a Academia.

Ganhar o prêmio “Para Mulheres na Ciência” é motivo de orgulho e reconhecimento. Uma das vencedoras da edição de 2007, a Dra Andréa Camargo, fala sobre a repercussão do prêmio para o seu trabalho: “A inclusão do ‘Para Mulheres na Ciência’ no currículo foi certamente um diferencial na seleção para uma bolsa de pesquisa do CNPq esse ano, e na indicação de meu nome, pela ABC, para participar do Lindau Nobel Laureate Meetings 2008 – encontro internacional de prêmios Nobel de Física. Além disso, o aspecto financeiro foi de extrema importância para que eu pudesse dar andamento em algumas reformas no laboratório em que trabalho.”

“For Women In Science” comemora 10 anos

Nos 10 anos do programa, que premia cinco cientistas por continente em cada edição, três brasileiras tiveram o grande mérito de ser selecionadas como a melhor das Américas nos anos em que concorreram: Mayana Zatz, da USP, foi contemplada em 2001; Lúcia Previato, da UFRJ em 2004; e Belita Koiller, também da UFRJ, foi laureada em 2005.

Além delas, Andréa Von Groll é bolsista do “L’Oréal/Unesco Fellowship Program” 200 8, desmembramento do “For Women in Science” que oferece três bolsas de pesquisa por continente e especialização para jovens cientistas com talento promissor.

Esse dream team de notáveis cientistas esteve em Paris no início de março para a premiação e comemoração dos 10 anos do Programa.

No dia 6 de março, o Grupo L’Oréal reuniu em Paris todas as 40 cientistas laureadas no programa desde o início da sua história, em 1998. O motivo era nobre: a assinatura da Carta de Compromisso “For Women in Science”, primeiro documento com o objetivo claro de promover a ciência, apoiar a causa das mulheres e modificar a imagem da ciência no mundo.

Assinando a Carta, que marca os 10 anos da premiação, as laureadas assumiram 10 importantes compromissos para a consolidação da mulher no cenário científico:

Agir para inspirar as gerações futuras
Transmitir a paixão pela pesquisa
Incitar as cientistas mulheres a serem agentes de mudança
Apoiar a investigação científica em todos os continentes
Incentivar a criatividade e a inovação
Defender a diversidade e a igualdade
Tecer duráveis redes de mulheres pela ciência
Fazer entender a voz das mulheres cientistas frente à opinião pública
Ajudar a evoluir as mentalidades para modificar a imagem da ciência
Promover a ciência como fonte de progresso

Na assinatura histórica da Carta de Compromisso, a presença das cientistas brasileiras incluiu o Brasil no mais alto patamar da ciência. A Carta já foi entregue ao Diretor Geral da Unesco, Sr. Koïchiro Matsuura, e ao Sir. Lindsay Owen-Jones, Presidente do Grupo L’Oréal e da Fundação L’Oréal, que reafirmarão o compromisso em promover de forma perene o lugar das mulheres na ciência.