UIL

Porta (PD): Adiamento do Acordo UE-Mercosul é favor a Trump  

O Parlamento Europeu, em Estrasburgo, na França, aprovou, nesta quarta-feira (21/01), o envio do acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul para análise do Tribunal de Justiça da União Europeia. A ideia é verificar se o tratado está de acordo com as leis do bloco.

A proposta foi aprovada por uma margem apertada: 334 votos a favor e 324 contra. Com essa decisão, o acordo não pode entrar em vigor imediatamente e pode ficar parado por vários meses enquanto a Justiça avalia sua legalidade.

O deputado italiano Fabio Porta (PD), eleito na América do Sul, entende que o adiamento do acordo é um favor ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump: “A votação, pela qual o Parlamento Europeu, por uma pequena maioria, solicitou que o acordo UE-MERCOSUL fosse remetido ao Tribunal de Justiça da União Europeia, além de adiar ilogicamente e flagrantemente o lançamento da maior área de comércio do mundo, constitui um favor inesperado e imerecido às políticas soberanistas e neoimperialistas de Donald Trump”, lamenta o parlamentar. 

Segundo Fabio Porta, a própria credibilidade da UE está em risco: “Em vez de abraçar um continente ao qual estamos unidos por laços sociais e culturais, ainda mais do que por laços comerciais, a UE corre o risco de minar sua credibilidade internacional, inclusive no que diz respeito a novos acordos comerciais e de cooperação”, alertou o deputado.