UIL

Livro reúne receitas culinárias da Sicília

A edição em espanhol e italiano conta com o apoio da Embaixada da Itália e do Instituto Cultural Italiano em Caracas. O livro estará disponível nas livrarias de Caracas e na Amazon, nas edições Ediciones Rubiano. O embaixador Plácido Vigo reconhece neste volume mais uma demonstração da excelência italiana no mundo.

As irmãs Matilde e Patrizia Veneziano, especialistas tanto na arte de cozinhar quanto na de deliciar o paladar com os aromas característicos do sul da Itália, apresentaram na terça-feira, 11 de abril, no Centro Italiano Venezuelano de Caracas, o livro de receitas “Sapori che palpitano nella memória”. A obra, publicada em espanhol e italiano, conta com o apoio e promoção da Embaixada da Itália na Venezuela e do Instituto Cultural Italiano de Caracas (IIC). O volume estará disponível nas livrarias de Caracas e na Amazon, para os tipos Ediciones Rubiano.

"Sabores que palpitam na memória" reúne as receitas que as autoras aprenderam desde muito jovens com seu pai siciliano, Emanuele Veneziano, e reconectaram com suas raízes mediterrâneas. As “fórmulas” que reúnem os ingredientes e as preparações têm também um componente literário porque são precedidas pelas memórias que gravitam em torno da comida e da sua elaboração.

No caderno de receitas consta um texto assinado pelo chefe da missão diplomática italiana na Venezuela, Plácido Vigo, cujo único objetivo é dar reconhecimento a esta nova prova de excelência italiana no mundo. “Sempre tentei testemunhar e recompensar aqueles que o merecem; só assim, reconhecendo e promovendo pessoas merecedoras, podemos contribuir para um mundo melhor”, afirmou o Embaixador. 

Segundo o diretor do IIC, Andrea Baldi, "a culinária siciliana é uma das pérolas da gastronomia italiana, pois apresenta pratos simples, mas ricos em sabor, que relembram a história da ilha e as diferentes civilizações que ali se instalaram: da greco romana à árabe, cujas influências podem ser reconhecidas nos sabores de muitos pratos tradicionais característicos da gastronomia siciliana, por exemplo aqueles em que se destacam sabores agridoces incomuns no resto da cozinha italiana: a clássica "caponata ", ou outras especialidades como a "pasta alla Norma", a "massa com sardinha", que as irmãs Veneziano repropõem no livro através da sua sensibilidade feita de emoções, memórias e afeto.

Do paladar ao álbum de família

Seguindo o percurso do primeiro livro moderno de receitas da cozinha italiana, de Pellegrino Artusi, as autoras apresentaram este volume que recolhe receitas de família sobre a gastronomia siciliana, acompanhadas de anedotas que habitualmente são partilhadas com familiares e amigos próximos, na intimidade e ao calor da cozinha. “Cada receita é acompanhada pela memória, pela recordação dos momentos vividos na preparação de um prato; e isso é muito legal”, explica Patrizia.

Já Matilde explica que uma das características da cozinha siciliana “são os sabores intensos e os ingredientes comuns (na Itália) como o peixe, as azeitonas e os tomates secos. Existem muitas receitas à base de vegetais. A gastronomia siciliana muda de uma cidade para outra, é muito rica. No entanto, nosso livro se concentra nas receitas que nosso pai nos transmitiu, aquelas com as quais crescemos. Ele era de Siracusa".

E é assim que as receitas transportam comensais e cozinheiros para as cidades localizadas no sudeste da Sicília, onde a massa é protagonista junto com os pratos e ingredientes locais. As fundadoras do Veneziano Gourmet deram um passo na literatura para homenagear as suas raízes, a herança que lhes foi deixada pelo pai e que, feita de aromas, lhes foi deixada pelas mulheres: pela mãe e pelas tias.

Segundo Patrizia, "todos aqueles que lerem o livro e decidirem preparar os pratos passarão a fazer parte de quem somos como família, da herança recebida, do que é possível alcançar e do quanto é possível influenciar os outros através comida”.

O livro, com mais de 100 páginas, é dividido em cinco seções ilustradas com fotografias de Natalia Brand. A primeira parte do volume é dedicada às entradas e acompanhamentos; o segundo, ao macarrão. Na terceira seção, são apresentados os primeiros pratos (i primi piatti) e, na quarta, as sobremesas. No final do livro, as irmãs compartilham fotos do álbum de família na "Siracusa di Emanuele".

Do fogão ao projeto editorial

Há 18 anos, Patrizia e Matilde questionaram seus planos de vida e sentiram a necessidade de levar adiante uma ideia da qual poderiam se orgulhar. Serem sinceras consigo mesmas as levou a fundar a empresa Veneziano Gourmet, uma iniciativa que iniciou com a elaboração de sobremesas que mais tarde se consolidou como um catering criativo dedicado à elaboração de aperitivos de autor com um Mediterrâneo, Mântua (cozinha aristocrática de Caracas do século XIX. ndt) e italiano. Atualmente a empresa é administrada por Matilde juntamente com Maurilio Magaldi, que se juntou à iniciativa em 2010.

Os sabores genuínos que as cozinheiras aprenderam com o pai tornaram possível que a empresa fosse reconhecida pela comunidade ítalo-venezuelana, o que lhes permitiu participar em 2022 de eventos como a La Festa della Repubblica organizada pela Embaixada da Itália em Caracas e o VII Semana da Cozinha Italiana no Mundo (SCIM).

As irmãs concordam em dizer que a experiência de serem protagonistas da Semana foi o estímulo para realizar um projeto há muito guardado na gaveta, o de escrever um livro de receitas. Oferecer os próprios sabores através da criatividade culinária deu origem a “sentimentos ligados à comunidade italiana, ao que se é capaz de transmitir com a comida. O sentimento que surge ao ensinar outras pessoas sobre a cultura por trás de nossa inspiração na hora de escrever o livro foi uma espécie de desenvolvimento de um sentimento precioso que nos acompanhou naquele momento”, disse Patrizia.

O SCIM aconteceu em novembro e já nos primeiros dias de 2023 o projeto editorial estava em ebulição. “Tudo aconteceu em tempo recorde: escrever, corrigir e tirar fotos. Lembro-me de quando disse a Natalia Brand em 2 de janeiro que precisávamos das fotos para o livro. Ela respondeu: para quando?; para agora?; amanhã?. Não pensou muito para se unir. Aproveitou a oportunidade como um sinal, pois tem em planejamento uma viagem para a Sicília. Imediatamente ela disse que sim e em 2 dias as fotos do livro estavam prontas”, lembrou Matilde.

Outra pessoa que apoiou o livro desde o início foi a escritora e professora Emilia León, autora de um prólogo que "está absolutamente ligado aos conteúdos escritos por mim e pela Patrizia, ao sentimento (...) é um prólogo nascido do coração".

Na introdução, Emilia León revela a cumplicidade espontânea entre as irmãs e como elas conseguem se aproximar por meio de suas diferenças, uma a favor dos alimentos doces e a outra dos salgados, tornando-as complementares na convivência. Nas primeiras linhas, a escritora declara: "Existe um livro que explica tudo, e é justamente este livro de receitas".

Duas embaixatrizes do sabor

O turbilhão de emoções que a edição deste livro representou para as irmãs venezianas aumentou após o convite feito ao Embaixador Placido Vigo para assistir à apresentação do livro, quando para sua surpresa, o diplomata pede para inserir no volume as palavras escritas de seu próprio punho. Além disso, sugeriu delicadamente que o livro de receitas fosse publicado também em italiano, sob o patrocínio do Instituto Italiano de Cultura de Caracas e da Embaixada.

Matilde afirma ter sentido nesse momento que o sonho “como uma bola de neve, ia ficando cada vez maior e que em tempo recorde teriam de mandar tudo de volta para a tipografia”.

A opinião do embaixador Vigo pode ser lida no verso, "assim como Matilde e Patrizia quiseram transmitir a você, leitor, os segredos de seu pai, tenho o privilégio de expressar agora minha profunda admiração por essas duas embaixatrizes italianas" .

Patrizia espera que com a leitura do livro os leitores tenham a oportunidade de desfrutar da magia de comer bem e que cozinhar se transforme em uma aventura como foi para “Emanuele, para nossas tias, para nós, para Veneziano Gourmet”.

Para mais informações, visite o site https://ambcaracas.esteri.it/ambasciata_caracas/it/ ou https://iiccaracas.esteri.it/iic_caracas/it/. Disponíveis também as contas no Twitter @ItalyinVEN @IICCaracas, Instagram @iiccaracas, @venezianogurmet @labellesorelle, Facebook IICCaracas e YouTube @AmbasciatadItaliaCaracas