FABIO PORTA CANDIDATO PD

Quais são os pratos típicos da Toscana

A cozinha toscana é uma das mais antigas da Itália, com receitas que são transmitidas há décadas, pois foram preparadas há 100 anos. Dependendo da área, você pode encontrar receitas específicas, bem como as evergreen da região. Veja a seguir quais são os pratos mais conhecidos.

Dos primeiros pratos às sopas, passando pelas carnes suculentas (a começar pela bisteca à fiorentina) e propostas vegetarianas, os pratos típicos da Toscana refletem a grande variedade da cozinha italiana, com algumas peculiaridades típicas desta região. 

Pratos típicos da Toscana: primeiros pratos e sopas

Entre os pratos típicos da Toscana, os primeiros vão de massas a sopas. Um dos pratos com ingredientes mais simples do mundo e talvez por isso um dos mais queridos, o pappa al pomodoro (pão italiano com caldo de tomate) nasceu  na Toscana, como um prato pobre mas tão rico em sabor que se torna obrigatório no restaurante.

Pappa al pomodoro

Entre os principais ingredientes está o pão amanhecido, usado para minimizar o desperdício de alimentos, combinado com outros ingredientes simples, como tomate e azeite extra virgem de oliva. Diz a tradição que o pão não tem sal e os ingredientes são os seguintes: pão amanhecido, tomate, alho, um pouco de malagueta, manjericão e azeite virgem extra cru.

Outro primeiro prato entre os pratos toscanos - que na verdade é uma sopa de inverno - é a ribollita. Contém diferentes tipos de couve, feijão, cebola e cenoura numa mistura ideal para enfrentar a estação fria, pois deve ser servido bem quente, mas também porque o ingrediente principal é o cavolo nero (couve toscana) que cresce no inverno.

Uma sopa camponesa com ingredientes muito simples mas ao mesmo tempo nutritivos e genuínos. Também para esta receita, o ingrediente principal é o pão amanhecido que é aquecido em uma panela com azeite extra virgem e depois fervido novamente.

O repolho usado para a ribollita, por outro lado, deve ser cultivado sob uma geada de inverno para que todo o seu sabor surja. Para completar a sopa, um fio de azeite extra virgem e uma cebola fresca fatiada por cima.

Sempre sopa, mas desta vez de peixe é o cacciucco, um prato à base de peixe típico da cozinha de frutos do mar da Toscana, do qual existem variações, mas as principais são a de Livorno e Viareggio.

Comidas típicas da Toscana: os pratos principais

As comidas típicas da Toscana incluem uma série de pratos saborosos e intrigantes, alguns bem conhecidos em todo o mundo. É o caso da bistecca alla fiorentina, talvez o corte de carne mais conhecido de toda a Itália.

Bistecca alla fiorentina

Na Toscana basta pedir uma "Fiorentina" para perceber imediatamente qual é o pedido: um excelente corte de carne mal passado (mesmo que, sobretudo fora da região, muitas vezes se peça ao cliente o nível de cozedura preferido). A carne é salgada na grelha, cozida por cinco minutos de cada lado e servida com uma pitada de pimenta preta moída e um pouco de limão espremido, se desejar.

Considerada prato único - ou prato principal para estômagos famintos - a panzanella é um prato feito com pão amanhecido, cebola roxa e manjericão, tudo temperado com azeite, vinagre e sal. 

Panzanella

Para esta receita, o pão deve ser deixado de molho em água por cerca de dez minutos, depois espremer e adicionar os outros ingredientes, que também incluem tomate e pepino e muitas outras variações. O prato deve ser servido frio, por isso costuma ser consumido no verão.

Quais são as delícias da Toscana

A cozinha regional toscana reserva também uma profusão de sobremesas. Castagnaccio é uma das sobremesas mais famosas da região, que, como o nome indica, é feito principalmente de farinha de castanha, razão pela qual este prato é particularmente adequado no outono, quando a nova farinha é produzida.

Nesta sobremesa há passas, pinhões, nozes e alecrim, mas a versão mais conhecida é aquela com casca de laranja cristalizada. Quem visita a zona de Pisa não pode deixar de provar a torta "co bischeri", uma receita original da cidade feita a partir de uma massa frolla e um recheio à base de chocolate, arroz cozido, passas, ovos, pinhões, fruta cristalizada, noz-moscada e licor .

A principal característica deste bolo redondo são os "bischeri", que são as decorações de massa curta dobrada na borda externa do bolo.