UIL

Ministro italiano Umberto Bossi muda de hospital

O ministro italiano para as Reformas e líder da Liga Norte, Umberto Bossi, foi levado neste fim de semana para o Hospital Regional do cantão suíço de Lugano, onde será submetido a exames neurológicos. O político foi transferido da clínica Hildebrand de Brissage, situada no mesmo cantão, onde tinha sido internado em maio passado para se recuperar do ataque cardíaco que sofreu há dois meses.

A direção do Hospital Regional de Lugano informou que Bossi foi hospitalizado para "ser submetido a exames neurocirúrgicos, devido a problemas na coluna vertebral", mas destacou que seu estado de saúde em geral é "bom". Umberto Bossi, de 62 anos, foi vítima de um ataque cardíaco em 11 de março, quando entrou em coma artificial, do qual saiu no começo de abril, ainda internado num centro hospitalar de sua cidade natal, Varese.

Superado o episódio, os médicos disseram que o político italiano tinha sofrido seqüelas neurológicas, como uma hemiplegia parcial do lado esquerdo e dificuldades para falar. Um mês após ter saído do coma, os familiares de Bossi decidiram levá-lo para a Suíça, para que levasse a cabo seu tratamento de recuperação "num ambiente tranqüilo e no qual seja respeitado seu direito à privacidade", informou a agência suíça ATS.

A federalista Liga Norte, ainda liderada por Bossi, é um dos partidos que, junto com a Forza Itália, a Aliança Nacional e outras formações de centro-direita, faz parte da coalizão conservadora de Silvio Berlusconi.