UIL

Igreja feita com vinho completa 100 anos

A comunidade Nossa Senhora das Neves, do Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, na Serra gaúcha,  está mobilizada nos preparativos da festa de aniversário dos 100 anos da Capela das Neves, no próximo dia cinco de agosto. Uma placa na entrada da Igreja informa aos que chegam uma peculiaridade que chama a atenção na sua história: "Foi contruída com VINHO".

No início do século passado, no início da construção da Capela, uma grande estiagem assolou a região e a água disponível ficava muito distante do local. Surgiu, então, a idéia de amassar o barro com vinho, já que a colheita estava próxima e o vinho existente seria substituído pelo “vinho novo”. O vinho foi adicionado à palha de trigo formando a liga empregada para unir os tijolos. Nessa época, não era utilizado cimento, mas barro amassado com os pés. Foi doado em média 300 litros de vinho por família, e foi iniciada em 1904 a sua construção, sendo concluída a sua construção em 1907.

A programação está sendo organizada com o objetivo de resgatar a fé e a história da construção da Capela, assim como os costumes dos imigrantes. Veja abaixo:

31/07 às 19h30: Missa italiana rezada pelo Bispo Dom Paulo Moretto

01 e 02/08 às 19h30: Terço em Italiano e após filó de confraternização

05/08 às 10h30: Missa campal e procissão, após almoço festivo