UIL

UCS 40 anos: Programa Grinzane Brasil promove a cultura italiana

Imigração e globalização, concurso literário e acordos de cooperação fazem parte dos eventos que serão realizados

A manifestação cultural Grinzane Brasil, na Universidade de Caxias do Sul (UCS - RS), prevê uma série de encontros e iniciativas ligadas à literatura e à cultura italiana. O evento, que será realizado na quinta e na sexta-feira, dias 27 e 28 de março, celebra os 40 anos da UCS. A promoção conta com o apoio da região do Piemonte, Itália, e a colaboração do Italian Culinary Institute for Foreigners (ICIF), da Escola de Gastronomia UCS/ICIF Cultura e Enologia das Regiões da Itália, comune de Costigliole d 'Asti e dos mestrados em Letras e Cultura Regional e em Turismo da UCS. Na ocasião, será lançada a nova edição internacional do prêmio Grinzane Cavour, pela primeira vez no Brasil.

O programa inicia nesta quinta-feira, 27 de março, às 10h30min, no Salão de Atos do Bloco A da Cidade Universitária, com a mesa redonda "Da imigração à globalização", que tratará sobre a influência das relações e das trocas, em nível mundial e em diversos ambientes - econômicos, sociais, tecnológicos e políticos - no processo de transferência dos cidadãos de um país ao outro. Farão parte do encontro o reitor Isidoro Zorzi, o presidente do Parque Cultural Grinzane Cavour, Giuliano Soria, os escritores italianos Roberto Pazzi e Orlando Perera, o escritor caxiense José Clemente Pozenato e o vice-presidente do ICIF, Bruno Libralon.

Prêmio literário

À tarde, às 15h30min, ocorre o lançamento da primeira edição do Concurso Literário Prêmio Grinzane Cavour "Scrivere il cibo", destinado a estudantes brasileiros universitários e do ensino médio. O Prêmio Grinzane Cavour surgiu em 1982 com a proposta de aproximar os jovens da leitura, habituando-os ao gosto pela narrativa contemporânea. O objetivo da premiação é privilegiar a escola e os jovens, difundindo o gosto pela leitura de textos não incluídos nos programas obrigatórios de estudo.

A primeira edição do concurso literário "Scrivere il Cibo" é dirigida aos jovens brasileiros e ítalo-brasileiros que pretendem exprimir-se em língua italiana no campo da escrita, com o tema da cozinha e das tradições culinárias. O concurso oferece aos jovens a possibilidade de concorrer com narrativas que exaltem os pratos da alta cozinha italiana e regional a fim de valorizar a cultura material. A pesquisa de matérias-primas, a relação com a terra e as estações, o apelo dos ambientes gastronômicos, a relação com a comida e sua identidade própria, são alguns dos temas que os participantes poderão documentar e narrar sobre a cozinha do País e do Rio Grande do Sul.

O concurso é articulado em duas seções. A primeira é reservada a estudantes brasileiros do ensino médio ou do superior, que tenham em seu curso o ensino da língua italiana e residam em Caxias do Sul e na região de abrangência da UCS. A segunda é reservada aos estudantes ítalo-brasileiros das escolas de ensino médio e dos cursos de graduação de todo o território brasileiro. Os participantes deverão escrever um texto inédito, de aproximadamente cinco laudas digitadas (30 linhas de 60 toques cada uma). O vencedor de cada seção receberá o prêmio de mil euros.

A quinta-feira encerra com a ceia literária "À mesa de Giovanni Arpino: sabores e cores do Piemonte", apresentada por Davide Agnello, assessor do Prêmio Grinzane Cavour para Cultura Material. O evento, destinado a convidados, está marcado para as 21 horas, na Escola de Gastronomia UCS/ICIF, em Flores da Cunha. Baseado no livro de Cetta Berardo (publicado por Leone Verde em 2007) o encontro será uma ocasião para descobrir a obra e os lugares de Giovanni Arpino através do gosto, sabores, perfumes e apelos sensoriais.

Cooperação

 Na sexta-feira, 28, às 16h30min, acontece a discussão do acordo de "gemellaggio" entre Flores da Cunha e Costigliole d'Asti e, em seguida será realizada a assinatura do acordo de cooperação entre a UCS e a Prefeitura de Flores da Cunha, para criação e implementação do Museu do Gosto, o primeiro do gênero do país, que será instalado em Flores da Cunha.