UIL

Italiano desvenda as trilhas do Brasil de moto

Há sete anos pelo Brasil passeando de moto em terrenos inóspitos, o italiano Roberto Giampreti resolveu encarar o maior rally de regularidade do Brasil, realizado no último fim de semana no Piauí. Aos 49 anos, Giampreti fez sua inscrição na categoria moto turismo do rally de Piocerá e  ficou maravilhado com as belezas da região. A bordo de uma KTM EXC 250cc, o empresário, da cidade de Cesane, disse que seu objetivo na prova era concluir e perder alguns quilos. “Aos 49 anos, estou um pouco acima do peso e pretendo perder de sete a oito quilos”, disse o piloto, que vem "pegando umas trilhas" desde o final de 2006 em três continentes: Europa, Ásia e América do Sul. Na verdade, para ele o importante foi participar e completar, não tinha o propósito de ganhar títulos. O fato de estar aqui já foi um ganho”, disse Giampreti.

Ele informou que já tem planos para trazer de 10 a 20 competidores, que disputam enduros na Itália, para a edição de 2008. “Aqui a organização foi que me chamou a atenção, tudo está muito organizado tecnicamente, isso empolga. Acho que não terei muito problema com calor; eu penso que vim para ter uma experiência, muito diferente, muito legal. O importante é participar e completar, não estou com objetivo de ganhar títulos. O fato de estar aqui já é meu ganho”, disse Giampreti.

Casado e pai de de três filho, Giampreti comanda uma empresa de turismo, em Cesane. Trouxe no apoio dois mecânicos e um jeep. A chegada da prova, em Canoa Quebrada, no Ceará, é algo que também estimulou Giampreti, pois foi naquele paraíso que, em 1986, conheceu sua atual esposa, uma cearense. “Na época não tinha nem energia elétrica e nem Coca-cola”, risos.

Giampreti disputou a prova com um grande apoio também na categoria turismo, o piloto cearense Sólon Mendes. Ele, ao lado do piauiense Roberto Gayoso, tem um recorde, são os únicos competidores que já participaram de todas as edições. “Sou amigo do Giampreti e sempre falei que ele tinha que vir porque trabalha com turismo e a prova é a melhor da região. O objetivo é criar roteiros para os europeus conhecerem nossa região. Ele participou do Six Days, em 2003, e só faltava o Piocerá”, disse Sólon Mendes, que tem no currículo de Piocerá 10 títulos de campeão.