UIL

Crise do turismo em Roma

Os números são assustadores. Em Roma, após o lockdown, um terço dos hotéis permanecem fechados, do total de 1.200 estabelecimentos. Outros cinquenta estão prontos para fechar nas próximas semanas, visto que a recuperação, aos níveis anteriores à pandemia, segundo Federalberghi, só irá ocorrer em 2025. A crise atinge hotéis e gera centenas de demissões de trabalhadores.

Mais de 300 demissões em hotéis em Roma

As demissões são desenfreadas. Nos hotéis romanos já existem mais de 300 trabalhadores despedidos após anos de serviço em estruturas de luxo, gigantes e cinco estrelas em pleno centro. Liderando a triste linha de demissões está o Sheraton Roma Hotel & Conference Center que, fechado desde março de 2020 e em plena "improrrogável" reestruturação, decidiu enviar todos os 164 de seus funcionários para casa. Há 41 demissões no Cicerone Hotel, enquanto 47 são esperadas no Majestic na Via Veneto. Ao longo da estrada que simboliza o Dolce Vita, outra estrutura também se extingue: o Palácio dos Embaixadores, onde já foi entregue a carta de despedimento a 51 colaboradores. Depois, há, como acontece na Barberini, também os trabalhadores contratados que são atingidos por crises e fechamentos repentinos, reestruturações internas e reorganizações com zeramento de pessoal que estão provocando uma verdadeira hemorragia ocupacional.

Turismo, a crise está atingindo 8 mil empregos

As indústrias relacionadas também sofrem: guias turísticos, táxis e NCCs, além de grandes empresas de eventos, serviços de catering e turismo, empresas de limpeza, lavanderia e manutenção. A estimativa fala de 8 mil empregos em risco só em Roma, 500 mil na Itália.

Crise do turismo é discutida na sede da Comuna de Roma

Assim, após os inúmeros protestos dos trabalhadores e a retirada dos sindicatos, o Campidoglio, também está em movimento. No dia 24 de fevereiro, das 10h às 14h, foi convocada uma sessão extraordinária sobre o tema “Crise do turismo em Roma”, estendida a expoentes institucionais e representantes do setor. Fonte: ImolaOggi.it - Leia aqui a matéria completa em italiano