UIL

Livro narra a saga dos trentinos em SC

Uma escavação no passado para encontrar as origens de Rio dos Cedros. Assim pode ser resumido o livro As Primeiras Famílias Trentinas de Rio dos Cedros, de autoria do padre Mário Bonatti e de Mauro Lenzi, a ser lançado no dia 18 desse mês, quarta-feira, às 20h, durante a Festitália, na Vila Germânica, em Blumenau (SC).  Com o selo da Editora Asselvi, do Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI), a obra tem de tudo um pouco: das datas antigas aos nomes dos primeiros imigrantes e como se adequaram à terra brasileira, como sobreviveram e prosperaram.

“Há, no livro, todo o sentimento que desabrochou, a quatro mãos, ao entrar num mundo rico de humanidade, de pequenos relatos, de ambientes difíceis e de vida sofrida”, observa o reitor da UNIASSELVI, professor José Tafner, na apresentação da obra. “Essa obra não é um frio elenco de datas e de nomes; é uma viagem mágica que pretende fazer renascer, em cada riocedrense, a satisfação de voltar ao passado”, diz o reitor.

Decorridos pouco mais de 130 anos da imigração, os habitantes de Rio dos Cedros conservam até hoje muitos costumes e a mesma língua, muitos cantos, comidas, hábitos de vida e dedicação ao trabalho, além de forte sentimento de italianidade, um saliente comportamento religioso cristão e uma excelente constituição familiar. Mário Bonatti e Mauro Lenzi, naturais do município, narram os primeiros passos desta epopéia.

Há uma história comovente na aventura das famílias trentinas que deixaram o Tirol italiano, a partir de 1875, vindo para viver no Sul do Brasil, na Colônia Blumenau, em Santa Catarina. Como foi que isto aconteceu? Por que deixar a Europa e vir para a América? Que nomes tinham aquelas primeiras corajosas famílias? Por que traziam o passaporte austríaco? Esses imigrantes eram italianos, austríacos, tiroleses ou trentinos? O que mudou e o que permanece até hoje na língua e nos costumes?

A esta e a outras perguntas quer responder este livro, que aborda desde a história e a cultura no Tirol italiano antes de os imigrantes virem para o Brasil, a viagem e a chegada; a ocupação da terra e os primeiros anos de vida na floresta, até a evolução econômica e social e a história das cooperativas agrícolas em Rio dos Cedros e em Trento.

Os autores

Mário Bonatti é natural de localidade entre Rio dos Cedros e Pomerode. É padre salesiano de Dom Bosco, ordenado sacerdote em Turim, Itália, onde cursou Filosofia e Teologia na Pontifícia Universidade Salesiana. Voltando ao Brasil, realizou pesquisa para a tese de doutorado comparando o dialeto trentino de Rio dos Cedros com o que é falado em Trento (Mattarelo). Foi professor universitário de línguas, Antropologia Cultural e Filosofia em Lorena; Lingüística Antropológica no programa de Mestrado em Lingüística na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis e Lingüística Geral na Universidade de Coimbra, em Portugal. É autor dos livros: Aculturação Lingüística do Dialeto Trentino no Brasil (traduzido na Itália); A Vida Tem a Cor que Você Pinta; Liturgia, Comunicação e Cultura; Negra Bela Raiz; De Volta às Raízes; Maria, mãe dos cristãos. Reside em Lorena-SP. 

Mauro Lenzi nasceu em Rio dos Cedros. Fez a escola primária em Pomeranos Santo Antonio. Estudou no Ginásio São Luiz, de Jaraguá do Sul. Curso de Técnico em Contabilidade em Timbó, concluído em Joinville. Em 1970 iniciou o curso de Ciências Econômicas em Joinville. Em 1967 foi trabalhar no ex-Bank of London & South America. Em 1973 foi transferido para Manaus, assumindo sua primeira função executiva no Lloyds Bank Plc e, em 1975, passou a trabalhar em Recife. Em 1978 foi transferido para Porto Alegre como gerente regional, com jurisdição sobre o Estado do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina. Em 1983 foi transferido para São Paulo na função de gerente principal adjunto da principal unidade de negócios do Lloyds no Brasil. Durante a carreira atendeu a cursos e estágios em Londres e Lisboa. Deixou o Lloyds em 1992, passando a atuar como empresário do setor de factoring até 2004, quando se aposentou. A partir de então dedica-se a ler e escrever, tendo editado Os Lenzi de Samone, em 2005. É casado com a advogada Idinardis Lenzi e tem três filhos, Patrícia, Fabio Alexandre e Gisele Ilana Lenzi. Reside em São Paulo, Capital.

Serviço:

O quê: laçamento do livro As Primeiras Famílias Trentinas de Rio dos Cedros, de autoria do padre Mário Bonatti e de Mauro Lenzi

Quando: dia 18 de julho, quarta-feira, às 20h

Onde: na Festitália, no Parque Vila Germânica, em Blumenau