UIL

Luz e Sombra na Pintura Italiana: visita comentada

Nesta quinta-feira, 20 de abril, o professor Felipe Chaimovich promove uma visita comentada à exposição Luz e Sombra na Pintura Italiana — do Renascimento ao Barroco, que abriga obras de mestres como Tiziano, Lorenzo Lotto, Tintoretto, Veronese, Guido Reni, entre outros. A visita terá início às 15h30 e a participação neste evento é gratuita (paga-se somente o bilhete de entrada na Pinacoteca do Estado).

Nascido em Santiago do Chile, Felipe Chaimovich é professor de história da arte contemporânea e de crítica de arte na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), em São Paulo. Atua, também, como crítico de arte do jornal Folha de S. Paulo. Dentre suas curadorias mais importantes no cenário da arte, encontram-se: Capela Sistina (São Paulo: Galeria Luisa Strina, 2000),  "2080" - Um painel artístico dos anos 80 e Panorama da Arte Brasileira (MAM/SP, 2005). É autor do livro Iran do Espírito Santo (Cosac & Naify) e membro do Conselho Consultivo de Artes Plásticas do MAM/SP.
Leia mais sobre a exposição.

As obras expostas marcam quem as observa pela riqueza de detalhes, e assustam pela perfeição. Os pintores do Renascimento e do Barroco — mestre como Tiziano, Lorenzo Lotto, Tintoretto, Veronese, Guido Reni, entre outros — preocupavam-se em criar retratos fiéis da paisagem que queriam reproduzir; possuíam um compromisso com a verossimilhança. Apesar do homem ser o centro de todas as coisas e estar representado com magistral perfeição entre os séculos XV e XVI, a temática religiosa ainda se faz presente nas obras deste período, com retratos e representações de histórias bíblicas, como a passagem de Davi e Golias, que está representada em três pinturas.

Visita comentada à exposição Luz e Sombra na Pintura Italiana
Dia 20 de abril, quinta-feira, às 15h30
Participação gratuita

Pinacoteca do Estado
Praça da Luz, 02. Metrô Luz
(011) 3229-9844
Ingressos: R$4 e 1/2 entrada