UIL

Museu Mineiro recebe obras de artista italiano

A cerimônia de abertura da exposição "Ansia D'Immagine" está marcada para a próxima quarta-feira (21) e contará com a presença do Governador Antonio Anastasia. Durante a inauguração, Giusberti fará a entrega de um quadro de paisagem mineira ao governador, como doação especial ao acervo do Estado. Esta iniciativa marca a reabertura da sala de exposições do Museu Mineiro e reforça as comemorações do “Momento Itália Brasil” em Minas Gerais, visando reforçar e aprofundar os laços de cooperação já existentes entre as regiões.

Com o objetivo de estimular a troca de conhecimento com os artistas mineiros, também está prevista na programação a realização de curso no Museu Mineiro, onde o pintor italiano ensinará técnicas da pintura caravagesca aos artistas mineiros.

Alessandro Giusberti já expôs suas obras na Espanha, Portugal, França, Estados Unidos, Argentina, Holanda, Alemanha e Brasil. Além de Belo Horizonte, estão previstas exposições em São Paulo e Rio de Janeiro. "Ansia D'Immagine" retrata a pintura pluridimensional, expressionismo contemporâneo e o realismo urbano.

A exposição conta com o apoio institucional da Câmara de Comércio Italiana – MG, da Secretaria Estadual de Cultura, com o patrocínio da Centauro Esportes e das empresas ítalo-brasileiras Almaviva do Brasil, Etros Engenharia, Ristorante Maurizio Gallo e Ventana Serra Shows & Events.

Período da Exposição

21 de Março a 21 de Abril de 2012

Horários de Visitação

Ás terças, quartas e sextas-feiras das 10h às 19h.
Ás quintas-feiras das 12h às 21h.
Aos sábados e domingos das 12h às 19h.

Local

Museu Mineiro – Av. João Pinheiro, 342, Funcionários. Belo Horizonte – MG
Acesso Gratuito

Sobre o pintor

Alessandro Giusberti, que reúne em uma mesma tela o real e o abstrato, busca reproduzir o cotidiano em um movimento de captura do instantâneo; dessa forma, considera também fisgar a vibração da vida. O estilo, que ele considera não fazer parte de nenhuma escola artística, já o fez retratar movimentos de cidades como Londres, Nova York, Paris, Bolonha; e no Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro.

“A força dos temas urbanos, freqüentes na pintura de Alessandro Giusberti, continua a se impor dentro da arte contemporânea com toda a originalidade própria do pintor”. Assim define Sonia Prietto, crítica de arte, acerca da obra do artista plástico.
Alessandro Giusberti nasceu no ano de 1955 em Bolonha, na Itália. Começou a desenhar aos cinco e aos 11 iniciou seus estudos em técnicas de pintura à óleo, que se torna a sua preferida. Estudou no Liceu Artístico e na Academia de Belas Artes de Bolonha. Em sua adolescência, foi atraído pela arte de Van Gogh, que se torna sua fonte de inspiração; depois se apaixonou pelo período barroco. No início dos anos 70, o artista revisita e joga com a perspectiva surrealista, experimentando com imagens sobrepostas de famosos pintores e acrescentando o seu toque pessoal. O experimento fez de suas pinturas mais intensas e desafiadoras. Logo, lhe é encomendada a restauração do teto do Palazzo dei Notai, um palácio bolonhês do século 14. Durante dois anos, Alessandro viajou para a França e Espanha para estudar a riqueza das artes francesa e espanhola. Os resultados de seu trabalho o levaram a tamanha reputação entre críticos e artistas internacionais que ele foi convidado para expor na Alemanha, Espanha e Estados Unidos. Em 1989, Alessandro é introduzido na técnica de imagens em movimento e constrói uma nova filosofia – o irrealismo (para ele, tudo se move e o real reside no próprio movimento). Durante os anos 90, atinge grande prestígio no Brasil, onde o seu trabalho é aclamado. Nessa época, Alessandro se instalou em São Paulo, onde trabalhou para atender à enorme demanda por suas pinturas. Em 2001 ele retorna à sua cidade natal, Bolonha, onde vive e trabalha até hoje.