UIL

Nomes italianos femininos mais populares em 2022

A escolha por um nome feminino italiano abre um leque de lindas possibilidades. Conheça alguns dos lindos nomes italianos que jamais saem de moda e se apresentam como tendência na Itália para 2022.

Sofia

Curto, elegante e sempre incisivo. "Sofia" é uma sempre-viva que continua a agradar muito os pais das novas gerações. O próprio significado do nome (do grego sophia, "sabedoria", "conhecimento") exala charme. Quem se chama Sofia comemora o dia do nome em 30 de abril, 15 de maio, 4 de junho, 18 ou 30 de setembro.

Giulia

Outro nome atemporal, utilizado de Norte a Sul da Itália. De origem decididamente prestigiosa (a gens Iulia era da família de Júlio César), o significado deste nome latino é "ela que descende de Júpiter" (pai dos deuses romanos) ou "devotada e dedicada a Júpiter". Seu dia do nome é comemorado em 22 de maio e 8 de abril.

LEIA TAMBÉM: 10 nomes masculinos mais difusos na Itália e seus significados

Aurora

Embora "Aurora" também pertença à tradição - a origem é latina e significa "dourado", "luminoso", "brilhante" - nos últimos anos esse nome tem sido protagonista na Itália de uma ascensão vertical, tornando-se uma das opções favoritas dos novos pais italianos. Seu dia do nome é comemorado em 20 de outubro e 16 de junho.

Alice

Por algum tempo o nome "Alice" parecia ter caído no esquecimento, às vezes considerado até muito antigo, mas agora voltou com força aos holofotes italianos. Ostenta origens celta-germânicas e pode ser traduzido como "nobre e bonito". O dia do seu nome é comemorado em 9 de janeiro ou em quatro dias de junho (11, 12, 13 ou 15).

Nicole

Outro nome feminino italiano que vem fazendo muito sucesso há vários anos. Embora o atribuam às origens anglo-saxônicas, esse nome tem suas origens na cultura grega (a matriz, nike + laós, é o mesmo que "Nicola", "Niccolò" e "Nicoletta") e significa "vencedor com o povo" . O dia do nome cai em 6 de dezembro (San Nicola di Bari ou Mira), 10 de setembro (San Nicola da Tolentino) ou 13 de novembro (San Niccolò I papa).

Vittoria

Decididamente elegante, a origem do nomes italiano "Vittoria" é claramente latina ("vitoriosa") e está permanentemente entre os 100 nomes mais populares da Itália. Há cinco onomásticos possíveis: 21 de maio (San Vittorio martire em Cesareia), 23 de dezembro (Santa Vittoria, mártir em Roma), 8 de maio (San Vittore martire em Milão), 23 de março (San Vittoriano) e 5 de outubro (San Vittorino de Como).

Emma

Um nome curto e poderoso, assim como seu significado. "Emma" de fato deriva da linhagem gótico-germânica e seu significado pode ser "suave", mas também "forte" e, de fato, "poderoso" como Irmin, o deus germânico. O dia do nome pode cair em 19 de abril (Santa Emma da Saxônia), 13 de maio (virgem Santa Emma), 27 e 29 de junho (Santa Emma de Gurk) ou 3 de dezembro (Santa Emma de Lesum).

Beatrice

O nome da "musa" de Dante Alighieri continua forte na Itália, mesmo em 2022. "Beatrice" é literalmente "Ela que faz beati" (do latim). O dia do nome é em 18 e 19 de janeiro (beata Beatrice d'Este [século XIII]), 13 de fevereiro (beata Beatrice d'Ornacieu) ou 29 de julho (Santa Beatrice de Roma).

Ginevra

Assim como "Alice", "Ginevra" é um nome feminino italiano decididamente elegante e cheio de charme, também pelo significado que possui ("Espírito" ou "gênio branco"; origem celta). O dia do nome é 11 de janeiro e nos últimos anos, além da forma clássica, sua variante anglo-saxônica "Jennifer" também está se fortalecendo.

Giorgia

Se até recentemente era um nome medianamente utilizado na Itália, em 2021 e 2022 ocorreu um boom de meninas chamadas "Giorgia". A origem do nome é celta ("ela que trabalha a terra") e o dia do nome é comemorado em 23 de abril (San Giorgio di Lydda, mártir) ou 15 de fevereiro (Santa Giorgia ou Giorgina, virgem de Clermont).

NOMES ITALIANOS (Saiba Mais)