UIL

O amor pela cultura italiana no Oeste Catarinense

Criar uma entidade que propagasse a cultura italiana, resgatando a história dos colonizadores e, ao mesmo tempo, fomentando o turismo no município. Esta foi a aspiração do grupo de amigos que, em março de 1993, fundou a Associação Italiana-Vêneta de Concórdia, em Santa Catarina.

Hoje, a entidade conta com cerca de 300 associados e tem tido participação decisiva na ampliação do ensino da língua italiana em escolas públicas do município e na realização de eventos, assim como no desenvolvimento de projetos - como o Uva e Vinho, voltado para a difusão da vitivinicultura junto à população rural, o Concórdia Piu Bella, que visa incrementar o turismo na região, e o Concurso anual do melhor produto colonial, voltado para despertar a competitividade entre os produtores locais.

A Associação Italiana-Vêneta de Concórdia, atualmente presidida por Elena Zucchi Gorlin, possui afilhadas nos municípios de Ipumirim, Presidente Castelo Branco, Seara, Ita e  Xavantina. Informações sobre a entidade podem ser obtidas no site http://www.associc.com.br/ ou entrando em contato com o vice-presidente Raulino Uliano, e-mail rau@uliano.adv.br  

Os pioneiros

Concórdia, situada na região do Oeste Catarinense, a 493 km de Florianópolis, recebeu os primeiros imigrantes italianos e seus descendentes em 1925, vindos do Rio Grande do Sul, atraídos pelas vagas de emprego oferecidas pela Sociedade Territorial Mosele, Eberle, Ahrons e Cia., instalada na região. Eram na maioria oriundos da região do Vêneto, de províncias como Treviso, Veneza, Verona, Vicenza, Belluno, Padova e Rovigo.

Figuram na lista dos pioneiros, da então colônia Concórdia, Nazareno Brusco, Caetano Chiuchetta, José Teleschi, Segundo Dalla Costa, Irmãos Bordignon, Pasqual Rotta, José Colombo, Benjamin Mioranza, José Zanin, Irmãos Fontana, Nastázio Reginatto, Luiz Vicari e as famílias Zuchello, Sbardella, Maziero, Schiavini, Zardo, Artifon, Detoni, Bognoni, Pazinatto, Zanoni, Fiametti, Franciosi, Gunther, Silveira e Stirmann.

Atualmente, Concórdia, que possui em torno de 65 mil habitantes, ocupa o 12º lugar na economia do estado, tendo como base a agroindústria, predominando a suinocultura, avicultura, pecuária de leite, culturas agrícolas e indústria alimentícia. São 207.000 m² de área industrial no município, que conta com infra-estrutura básica para a instalação de novas empresas.