UIL

Anziani

Durante a plenária da Cgie, a presidente da Comissão de Segurança e Proteção Social da entidade, Maria Rosa Aora, apresentou dados sobre a condição dos anciãos italianos no mundo. Com base em dados do Istituto Nazionali di Statistica e da última pesquisa da Migrantes, ela informou que 18% dos italianos que vivem no exterior são constituídos de pessoas na faixa de idade superior a 50 anos, 24,80% dos quais residentes na América do Sul. No total, são 410 mil titulares que recebem pensões do Inps – desembolso anual de 1,3 bilhão de euros.

Firenze

Firenze, a Florença para quem vive fora da Itália, foi premiada como o destino italiano dos sonhos. A escolha foi feita pela IFE – Itália For Events, a partir de um júri popular de operadores do setor. A organização da cidade foi um dos motivos que determinaram a escolha. Sob o ponto de vista do turista habitual, o certo é que Firenze se constitui em um dos melhores destinos italianos não em função de sua riqueza cultural e histórica, mas fundamentalmente por um aspecto que ainda deixa a desejar em outras localidades: a hospitalidade e a cortesia de sua população.

Unifil

As forças de paz das Nações Unidas sediadas no Líbano, Unifil, passaram ao comando dos soldados italianos na última semana, depois de 29 anos de mando militar francês. Em uma cerimônia celebrada no quartel general da Unifil, em Naqoura, os soldados franceses  fizeram a transmissão. Agora eles passam a atuar em outras áreas, incluindo os contingentes das força de reação rápida.

Pugliesi

O Centro Regional de Assistência e Proteção dos Emigrantes Puglia nel Mondo onlus lançou um concurso para levar a discussão da emigração para as escolas médias da região. O tema: I Pugliesi nel Mondo: Protagonisti e Testemoni. A entidade entende que a emigração é um recurso que deve ser patrimonializada, protegida e favorecida.