UIL

Assocamerestero

A XVI Convenção Mundial das Câmaras de Comércio Italianas no Exterior,  em Livorno, ocorre em clima de otimismo, por conta das previsões em termos de crescimento das exportações previstas para o primeiro semestre. A China, especialmente no âmbito do agroalimentar, é o grande foco, mas destacam-se outros destinos, inclusive o Brasil, na área dos têxteis, mecânica e eletrônica, entre outros.

Assocamerestero I

Durante a convenção foi anunciada a assinatura de um acordo com a RAI Internacional que prevê a divulgação das atividades da rede de câmaras, além de experiências bem sucedidas de iniciativas de negócios da comunidade italiana no exterior. Outro entendimento firmado envolve a revista èItalia e o portal ItalPlanet, que prevê a primeira web tv italiana para as pequenas e médias empresas, que colocará à disposição documentos e experiências nessa área.

Garibaldi e Che

Sem questionar valores e a importância dos personagens, é mais ou menos como querer comparar e relacionar Jesus Cristo com Lutero. Mesmo assim, a nova onda, surgida a partir das comemorações dos 200 anos do nascimento do herói de dois mundos, se consolida cada vez mais. Agora é a  tradicional Fondazione Casamerica, de Genova, que abrigará um encontro intitulado Da Garibaldi a Che Guevara, nesta quarta-feira (14), por ocasião da apresentação do livro I Ragazzi Del Che, do embaixador Ludovico Incisa di Camerana. Essa relação padece dos principais requisitos e pressupostos que uma análise histórica- contextual requer para ter fundamentação metodológica, como diria, por exemplo, Paul Veyne, autor de Como se escreve a história,  professor do Collège de France. Para além de ambições eivadas de interesses meramente ideológicos. 

Elza  Soares

 

A cantora brasileira de 70 anos cancelou sua participação do festival Brasil Memórias, que acontece na próxima segunda-feira (19), em Roma. A decisão foi tomada por conselho médico. Neste ano, ela já passou por duas cirurgias e sua saúde ainda está debilitada.

 

Venezuela

 

Com o assassinato de Aldo Giuseppe Ricotta, de 58 anos,  a Venezuela continua sendo o lugar mais perigoso do mundo para os italianos. Somente entre 2003 e 2006, foram seqüestrados 58 cidadãos italianos ou descendentes, dos quais cinco foram mortos. Desde 2000, calcula-se que já foram seqüestrados 80 italianos. As contas não incluem os mortos por latrocínio, como o caso de um casal de turistas italianos, que ocorreu no início deste ano.