UIL

Filme Italiano

Maria, uma menina de sete anos que vive na pequena ilha de Ustica, ao sair da escola, percebe que esqueceu o aniversário da mãe. Nota seu esquecimento quando vê que seus irmãos, quando vieram buscá-la na saída, trazem dois belos buquês de flores do campo. Maria, então, começa uma viagem em busca de flores de íris, as  preferidas de sua mãe. Essa é a sinopse do filme Íris, dirigido por Aurélio Grimaldi, que será apresentado, dentro do ciclo O italiano e mar, nesta quarta-feira (14), às 19h, na sala Firenze, do Instituto Italiano de Cultura de São Paulo. Informações: (11) 32856933.

Filme Italiano I

A ANEA/Brasil (Associação Nacional de Emigrantes e Ex-Emigrados na Austrália e América) com apoio da Administração Municipal através da ProArte e do Departamento da Terceira Idade, traz para a cidade de  Carlos Barbosa a exibição do filme italiano “L’Albero degli Zoccoli. O drama italiano, do diretor Ermanno Olmi, é uma produção de 1978 e foi vencedor de vários prêmios entre eles: Palma d’Oro e Premio Ecumenico no Festival de Cannes e Premio Cesar como melhor filme estrangeiro na França. O filme se passa no norte da Itália, na Região da Lombardia, precisamente na “Bassa Bergamasca” e mostra como eram as condições de vida, as crenças e os valores morais dos agricultores na época da imigração para o Brasil. Feito com atores não profissionais, todos agricultores da região, o filme mostra com riqueza de detalhes o quotidiano destas pessoas nesta época. O objetivo da promoção é levar a um pouco da cultura italiana à comunidade através do cinema e, para tanto, os moradores de Carlos Barbosa estão convidados, sendo que integrantes de grupos Terceira Idade estarão participando. A sessão acontece dia 19 de novembro no Cine Ideale a partir das 13h 30min. A entrada é franca.

Il comico

A Editora da Universidade Federal do Paraná UFPR lança “O cômico”, de Concetta D’Angeli e Guido Paduano, professores da Faculdade de Línguas e Literatura Estrangeiras da Universidade de Pisa, Itália, segundo livro da coleção “Palavras-chave”, que discute temas fundamentais de teoria literária, estética e filosofia, abordados por especialistas que têm o desafio de produzir um texto acessível que, ao mesmo tempo, sirva de introdução e introduza uma nova visão do assunto. O cômico é parte fundadora da história da literatura, seja ela concebida pelo viés oficial, que não pode deixar de celebrar Shakespeare e Cervantes, ou pela via da subversão popular do carnaval. Já para Freud ele é um dos principais mecanismos de defesa, de constituição de autonomia e individualidade. Nas palavras de Rabelais, o riso é o que distingue o homem. As manias, as transgressões, os vícios, o riso político-social, a estupidez, a loucura, a moral, a razão, a morte e até mesmo o pensamento são abordados pela trajetória do cômico na literatura ocidental. Contatos: UFPR (r. João Negrão, 280, 2º andar, CEP 80010-200, Curitiba, PR, tel. 0/xx/41/ 3360-7489).