UIL

Primavera da Europa 2006: juventude chamada a debater o seu futuro

Pelo quarto ano consecutivo, a rede dos Ministérios da Educação (European Schoolnet) organiza, em colaboração com a Comissão Européia, a iniciativa  “Primavera da Europa “, que se destina a sensibilizar os jovens para as questões européias. Entre 21 de Março e 9 de Maio de 2006, serão organizadas atividades nos estabelecimentos de ensino dos Estados-Membros e dos países aderentes e de outros países europeus (Noruega, Bósnia e Herzegovina, Suíça, etc.) sob o tema “Debater o nosso futuro".

 

Organizada anualmente desde 2001, a iniciativa  Primavera da Europa, destina-se a sensibilizar os jovens para as questões européias, nomeadamente através da realização de um diálogo entre alunos, professores e intervenientes da União Européia sobre a visão que têm da Europa e do seu futuro.

 

Nesta ocasião, Margot Wallström, Vice-Presidente da Comissão, declarou : “a iniciativa Primavera da Europa inscreve-se no âmbito deste debate necessário sobre o futuro da Europa e envolve os jovens que serão os responsáveis pela União dentro de alguns anos. Estes jovens devem saber que as suas opiniões são ouvidas e que a União pode de fato proporcionar valor acrescentado”.

 

A iniciativa Primavera da Europa 2006 constitui, com efeito, uma ocasião única para todos os estabelecimentos de ensino com alunos entre os 7 e os 17 anos exprimirem as suas opiniões e sensibilizarem os cidadãos europeus para a forma como os jovens e as instituições européias podem unir esforços para melhor dialogar e compreender a evolução da Europa democrática.

 

“Todos os anos, declarou Ján Figel”, Comissário responsável pela Educação e Informação, “dezenas de milhares de jovens europeus, desde a escola primária até ao ensino superior e técnico, participam em programas europeus que lhes são consagrados. O acesso da juventude a mais informação sobre a Europa e a sua participação nos debates sobre o futuro da Europa constituem elementos incontornáveis para a sua formação enquanto cidadãos”.

 

Personalidades políticas nacionais e européias (membros da Comissão Europeia, do Parlamento Europeu, do Comité das Regiões e do Comité Económico e Social Europeu) foram convidadas a participar e contribuir para os debates sobre o futuro da Europa, visitando um estabelecimento de ensino e organizando debates entre 21 de Março e 9 de Maio de 2006 e também participando em discussões em linha. As atividades nos estabelecimentos de ensino incluem igualmente simulações sobre o processo de tomada de decisão, discussões e ações relativas aos valores europeus.

 

As três edições precedentes da iniciativa Primavera da Europa abordaram, respectivamente, a Convenção (2003), o alargamento (2004) e a Constituição (2005).

 

O sítio Web da iniciativa encontra-se disponível em vinte línguas nos seguintes endereços:

 

www.springday2006.org