UIL

Jovens e a crise europeia

O Laboratório Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa Social em Saúde Pública (LIESP) da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP realiza na sexta-feira (3), às 14h30, a conferência Saindo da Zona de Conforto: Jovens e a crise europeia, tendo como conferencista o sociólogo professor da Universidade de Lisboa José Machado Pais. O professor, em sua conferência, pretende analisar sociologicamente o drama atual da juventude da zona do euro e, em particular, os jovens portugueses.

Em um período de crise em vários países da União Europeia, sem perspectiva em curto prazo de superação, observa-se o deslocamento, forçado ou incentivado, de cidadãos europeus em busca de novas oportunidades. Particularmente os jovens vêm sendo forçados, seja por parte dos governos nacionais ou pelas famílias, a buscarem trabalho ou continuidade de seus estudos em outros países da Europa ou outros continentes, circunstâncias que trazem preocupação em seus desdobramentos.

Essa diáspora europeia contemporânea – fuga de jovens, aprofundamento da população envelhecida, década perdida de investimentos em infraestruturas, perda dos direitos sociais, aumento de mobilizações sociais e xenofobia entre grupos nacionais, colocam na agenda das Ciências Humanas e Sociais a necessidade de novas investigações e analises dessa conjuntura.

O evento é gratuito, aberto ao público e contará com transmissão online pela IPTV.