UIL

Minas e Piemonte assinam acordos e consolidam parcerias

A assinatura de acordos de cooperação técnica e a consolidação de parcerias tecnológicas e comerciais, além de eventos nas áreas de cultura e turismo vão marcar o encontro “Minas em Piemonte”, entre os dias 18 e 21 de novembro, em Turim, na Itália. A programação integra a agenda de cooperação entre os governos de Piemonte e Minas Gerais, a partir do Acordo de Irmandade de 1993.

Um dos destaques do encontro é a consolidação da parceria com a Fiat, que pretende implantar um centro de pesquisas em automobilismo e design no Estado. O Centro é gerido, na Itália pelo Instituto Polítécnico de Turim, considerado um dos três melhores do mundo. O acordo prevê aos participantes a dupla titularidade tanto para os alunos da Universidade de Minas Gerais (UEMG), quanto para os italianos.

Na elaboração da agenda de trabalho 2009/2010 está prevista a renovação de acordo de cooperação entre os dois governos, com a participação de empresários e pesquisadores em rodadas de negócios, visitas, reuniões técnicas e seminário de ciências e tecnologia.

Por meio do Instituto de Desenvolvimento Integrado (Indi), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), e apoio da Indústria e Artesanato de Minas Gerais e da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, o Governo de Minas organizou uma missão empresarial, com a participação de 25 empresas mineiras, das áreas de autopeças, biotecnologia, metalurgia, mecânica, logística, artefatos de borracha, serviços, advocacia, bebidas, construção civil e educação.

Para o vice-presidente do Instituto de Desenvolvimento Industrial (Indi), Eduardo Prates Octaviani Bernis, prioritariamente será estabelecido o contato com empresas de pequeno e médio portes, com presença marcante na economia piemontesa e mineira. As negociações devem envolver cerca de 50 empresas italianas e 25 mineiras.

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) prepara um workshop de apresentação dos principais produtos turísticos do Estado para os operadores italianos e, na seqüência, serão realizadas rodadas de negócios entre os operadores de Piemonte e um grupo de operadores de Minas Gerais.

A Setur também é responsável pela exposição Viver Minas, que será aberta no dia 18 de novembro no Museu de Ciências Naturais de Turim, permanecendo até o dia 14 de dezembro. A mostra, composta por 18 salas, leva ao público italiano as singularidades de Minas Gerais.

Mercado de trabalho

De acordo com o vice-governador Antonio Augusto Anastasia, Minas e Piemonte têm diversas identidades culturais e econômicas. Anastasia destaca a área de design como um dos pontos altos da parceria.

Para o subsecretário de Assuntos Internacionais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Luiz Antônio Athayde, o evento é uma possibilidade para as novas gerações se capacitarem para o mercado de trabalho. "É uma decisão ousada do Governo e vai ser um aprendizado para Minas Gerais", considera.

C&T

A Sectes vai coordenar a apresentação de algumas das excelências existentes nos centros de ensino e pesquisa de Minas Gerais e buscar novas parcerias e intercâmbios com instituições italianas. No Ensino Superior, destaca-se a parceria entre a Escola de Design da UEMG e o Politécnico de Turim. É uma ampliação do programa de intercâmbio de experiência "Jovens Mineiros - Cidadãos do Mundo", iniciado com universitários do curso de Design da UEMG.

A rodada de negociação em ciência e tecnologia aposta em três campos: a biotecnologia, com ênfase em energias renováveis; a biotecnologia e o automotivo, com destaque para a infomobilidade (integração inteligente de todos os meios de locomoção).

A agenda de pesquisas, que se concentra no ramo de automóveis, foi negociada e será assinada em Piemonte, prevendo a alocação de um milhão de euros, aproximadamente R$3 milhões, sendo metade de Minas Gerais e a outra parte da região italiana em questão. Durante as tarefas da semana, haverá um dia em que os pesquisadores mineiros debaterão com os estudiosos de Turim.

As instituições mineiras participantes do Programa de Cooperação Científica e Tecnológica de Minas Gerais em Piemonte são: Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec), Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Turismo

De 18 de novembro a 14 de dezembro, Minas Gerais promove uma exposição no Museu de Ciências Naturais de Turim. Na mostra Viver Minas, concebida pelo diretor artístico Paulo Pederneiras, o público de Piemonte será apresentado ao Estado por um de seus ícones: as montanhas mineiras. “As exuberantes riquezas que se encontram abaixo do solo em sua infinidade de minerais, e acima do solo, por meio da diversidade natural, cultural e artística permeiam a singularidade de nossos atrativos", afirma a secretária de Turismo, Érica Drumond.

As 18 salas da exposição, com recursos sonoros e visuais, apresentam o passado colonial com destaque para o Barroco, manifestações populares, turismo de aventura, arte contemporânea, esculturas e peças de artesanato, mineiros ilustres como Carlos Drummond de Andrade, Guimarães Rosa e Santos Dumont, grupos artísticos e culturais como Giramundo, Galpão e Uakti, as riquezas hídricas e alguns dos destinos turísticos como as cidades históricas, Estrada Real e o portão de entrada, a capital Belo Horizonte.

Ao lado do museu de Turim, será montado um espaço com gastronomia e música, executada por 38 artistas. "Nós nunca saímos com tamanha grandiosidade, com tantos artistas. A ação não é somente direcionada ao público formador de opinião, mas ao público final, que será despertado para visitar Minas", ressalta a secretária.

Outra demonstração da riqueza cultural de Minas será a tamborzada mineira, cortejos que serão realizados pelas ruas de Turim, onde estão os espaços que recebem programação de Minas. Participam desta ação os mineiros Maurício Tizumba e o Grupo Tambolelê.