Portugal faz luto por freira que 'viu a Virgem Maria'
Portugal está observando um dia de luto nacional pela irmã Lucia, a última de três crianças pastoras que afirmam ter visto uma aparição da Virgem Maria.
A irmã Lucia de Jesus dos Santos será enterrada nesta terça-feira num convento em Coimbra. A freita morreu no domingo, aos 97 anos.
Espera-se que milhares de pessoas compareçam ao enterro.
Bandeiras foram hasteadas a meio pau, e políticos suspenderam suas campanhas para as eleições gerais deste fim de semana.
Peregrinação
Milhares de pessoas já estão prestando suas homenagens à irmã Lucia no convento das carmelitas, em Coimbra.
O templo na cidade de Fátima, onde as visões da Virgem Maria teriam acontecido, é um grande centro de peregrinação.
O Papa João Paulo 2º já visitou o templo três vezes.
Os restos mortais da irmã Lucia serão transferidos para Fátima dentro de um ano.
A Virgem Maria teria feito profecias sobre eventos-chave do século 20, incluindo o fim da Primeira Guerra Mundial, o começo da Segunda Guerra Mundial e a ascensão e a queda do comunismo.
A irmã Lucia tinha 10 anos quando ela e dois primos, Francisco e Jacinta, disseram ter visto a Virgem Maria sobre uma oliveira perto de Fátima.
Ela foi a única que disse ter ouvido claramente o que a Virgem disse.
Epidemia
Os primos estavam cuidando de um rebanho de carneiros quando tiveram as visões.
Seus primos morreram nos três anos seguintes ao fim das visões, durante uma epidemia de gripe.
As duas primeiras partes da profecia foram reveladas ao público. Mas a terceira profecia foi mantida em segredo e provocou muitas especulações.
Este último segredo foi revelado pela igreja em 2000. A Virgem teria alertado para a tentativa de assassinato do Papa João Paulo 2º em 13 de maio de 1981, aniversário de uma das aparições de 1917.
Quando o Vaticano revelou sua interpretação da visão, o papa creditou à Virgem de Fátima sua sobrevivência em seguida ao atentado contra sua vida cometido pelo turco Mehmet Ali Agca, na Praça de São Pedro.