UIL

Presidente da Fiergs defende mais velocidade nos investimentos em tecnologia

A Globaltech 2006, que ocorrerá de 23 a 28 de maio no Centro de Exposições da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sil - Fiergs, já tem atrações confirmadas que prometem atrair um público ainda maior que as 74 mil pessoas da primeira edição: duas arenas reunirão as mais recentes descobertas nos campos da astronomia e da nanotecnologia. Os 12 mil m² do Centro de Exposições da instituição poderão receber até 132 empresas, instituições de pesquisas e universidades.

O presidente da Fiergs, Paulo Tigre, assinala que há urgência em imprimir velocidade nos investimentos em tecnologia para o sucesso das empresas. E destaca que, na feira, "o que mais nos entusiasmam são as possibilidades futuras de alavancar uma rede de relações tecnológicas em benefício da sociedade rio-grandense". 

"Lutando contra o déficit de conhecimento e a defasagem tecnológica estaremos incentivando o país a utilizar o seu grande potencial na produção das próprias inovações", afirma o diretor regional do Senai-RS, José Zortéa. O secretário de Ciência e Tecnologia, Kalil Sehbe Neto, acentua que a intenção da Globaltech é principalmente "oferecer uma educação tecnológica para a comunidade".

Na segunda edição, o público poderá interagir ainda mais nos estandes e terá acesso às palestras com especialistas nacionais e internacionais, num novo auditório com capacidade para 800 pessoas. Para os empresários, haverá as rodadas de negócios e os lançamentos de produtos. O espaço dedicado às crianças, o Globalkis, será ampliado, e a escolas terão mais horários para visitação.

O vice-presidente de Rádios, Jornais e Online da RBS, Geraldo Corrêa, afirmou ainda que a organização investirá na diversificação das áreas de conhecimento, trazendo trabalhos inovadores também de setores como design gráfico e mecatrônica.