UIL

Sobrenomes italianos do Vêneto

Quais sobrenomes vênetos são mais comuns na Itália?

Ainda hoje no Vêneto, além do italiano, a grande maioria da população fala o dialeto vêneto: os sobrenomes presentes na região estão entre os que foram menos italianizados ao longo do tempo.

Atualmente, os sobrenomes mais comuns no Vêneto se distinguem entre aqueles que mantêm a consoante final (especialmente o -n), aqueles com a preposição dal ou o sufixo -ato e, finalmente, mas não menos importante, aqueles presentes em toda a Itália derivados de profissões e apelidos.

Entre os sobrenomes terminados em -n, muitos indicam a origem - como Visentin ("de Vicenza"), Trevisan ("de Treviso"), Pavan ("Paduan"), Furlan ("Friuliano"), Schiavon (cidade na província de Vicenza), Trentin e Bressan; sobrenomes derivados de profissões como Marangon ("carpinteiro"), Ballarin ("dançarino", mais do que uma profissão, neste caso é um apelido), Zanca ou Zanchetta ("coxo, coxo") e Bordignon (talvez signifique "um quem fia a seda"). Também sobrenomes derivados de nomes pessoais: a maioria deles deriva de Giovanni e seus diminutivos (Zambon, Zanon, Zanin, Zanini mas também Zanetti, Zampieri, Zanatta), mas também existem os Perin (de "Pietro / Piero"), Lorenzon, Berton , Martin, Baldan.

O sobrenome mais comum na região do Vêneto, no entanto, continua sendo o pan-italiano Rossi, mas existem vários nomes profissionais, como Ferrari, com as versões locais Favero, Favaretto e Fabri; o típico veneziano Boscolo ("lenhador") e novamente Masiero ("meeiro"), Sartor e Sartori, Zago (ambos "diácono, coroinha" mas também "simplório").

De nomes pessoais derivam em vez Frigo (de "Federico"), Vianello (de "Viviano"), Bernardi, Martini, Stefani enquanto Basso, Moro, Gallo, Scarpa e Gobbo referem-se a apelidos.

Finalmente, no Vêneto, a preposição Dal (também típica de Friuli) é difundida em vez da pan-italiana Del: alguns exemplos são Dal Farra, Dal Molin, Dal Lago, Dal Zotto e Dal Corso.

Em vez disso, um sufixo típico é -ato, como em Bonato, Simionato, Volpato e Marcato, indicativo de descendência familiar ou como diminutivo. (Fonte: Cognomix)