UIL

A origem do sobrenome Brambilla

Brambilla é um nome que tem origens históricas e comprovações documentadas. Em 1443 os habitantes da Valle Brambilla (ao lado da Valle Brembana), composto por mais de "mil fogos" (núcleos familiares), cujos notáveis eram os Carminati, o Suardi Salviati, Pesenti, o Musitelli, muito orgulhosos e indomáveis Ghibellines, se recusaram a submeter-se ao domínio da Sereníssima Veneza (venezianos = Guelfi), que já dominava Bergamo e todo o seu território, não só isso, mas apoiavam Filippo Maria Visconti, duque Milão, arqui-inimigo da República de San Marco. 

Com o pretexto de realizar um censo, os governadores venezianos convocaram em Bérgamo os citados notáveis do Vale de Brembilla, que, ao chegarem, foram presos.

Um despejo total foi imposto aos habitantes do Vale de Brembilla no prazo de três dias e, portanto, o próprio Vale foi incendiado. Tudo isso por decreto do Senhorio de Veneza de 6 de janeiro de 1443.

A população encontrou refúgio nas terras vizinhas, com a obrigação peremptória de que ninguém regressasse ao Vale durante cem anos. Os notáveis, uma vez libertados, foram recebidos em Milão pelo duque Filippo Maria Visconti, que, intuindo que naquele punhado de homens valentes, devidamente ajudados com privilégios e isenções fiscais durante 100 anos, surgiriam excelentes cidadãos milaneses, no Diploma de A recepção de 2 de março de 1443 deu-lhes uma nova identidade, registrando-os com o sobrenome BRAMBILLA, abrindo o "e" fechado de sua terra de origem (Brembilla) no "a" aberto do dialeto milanês (Brambilla) e dando origem a uma nova família que, há quase seis séculos, cria raízes profundas em todo o território milanês.

Podemos, portanto, afirmar que o sobrenome Brambilla nasceu em Milão, em 2 de março de 1443, por Filippo Maria Visconti.

Brambilla não é o sobrenome milanês ou lombardo mais difundido, embora tenha cerca de 22.000 membros na Itália, concentrados sobretudo em Milão e sua província, bem como em outros locais da Lombardia. A estes se somam aproximadamente outras 1.000 Brambillas espalhados pelo mundo.

Os Brambillas são citados emblematicamente pela mídia para significar o pequeno-médio empresário, o verdadeiro milanês, o sobrenome milanês por excelência, o típico lombardo que impulsiona os motores da economia, que possui características de laboriosidade, empreendedorismo, desenvoltura, inventividade, pragmatismo, generosidade.

Fonte https://familiacarminati.blogspot.com/