Sommelier italiano atesta qualidade dos espumantes brasileiros
Com o objetivo de confirmar a imagem positiva do espumante brasileiro, oito vinícolas que fazem parte do Projeto de Exportação Wines From Brazil aproveitaram a visita do jornalista e sommelier italiano, Roberto Rabachino, para provar oito espumantes, sendo seis Brut e dois Moscatel. Diretor da Escola de Gastronomia ICIF na Itália, Roberto Rabachino gostou muito da qualidade dos produtos. Estou convicto que no Brasil tem vinhos de qualidade, o que é preciso é saber vendê-los, enfatizou.
Ele comentou ainda que as vinícolas têm que ter claro que através de seus produtos estão representando o País e, que diante disso, a qualidade é fundamental para a representatividade do setor no exterior. Quando as vinícolas levam seus vinhos para outros países devem levar o melhor, caso contrário estarão comprometendo o vinho brasileiro.
Rabachino também ressaltou que é preciso desenvolver uma cultura para exportar vinhos e espumantes e isso requer novos comportamentos. O jornalista relatou que na Europa existem cerca de 50 milhões de enófilos e 90 milhões de curiosos sobre vinhos. Se o Brasil conseguisse atingir apenas 1% destes curiosos teria um público consumidor de 1 milhão de pessoas, frisou. O público consumidor que mais tem crescido é o dos jovens que estão fazendo cursos de sommeliers na busca de uma condição diferenciada na sociedade, com um espaço de status. Na Itália, exemplificou, o Brasil é reverenciado com a famosa caipirinha, coquetel mais freqüente nos bares.
A degustação aconteceu na sede do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) na tarde da última sexta-feira, dia 21, das 15 às 17 horas.
ROBERTO RABACHINO (www.rabachino.com) é sommelier, jornalista e diretor de importantes órgãos europeus voltados à gastronomia e enologia, além de ser Diretor Institucional do jornalismo italiano especializado em Enogastronomia, através da Associação de Imprensa Agroalimentar da Itália. Em 1992 e 1996 foi campeão mundial em Sommelierie da International Wine Federation e, em 2005, o seu último livro Vocabolario Del Vino foi premiado como o melhor livro do setor pelo Libri da Gustare Itália 2005. Há cerca de nove anos, Dr. Rabachino é o Diretor Nacional dos Cursos de Formação Profissional da FISAR Federação Italiana de Sommeliers presentes nos hotéis e restaurantes da Itália. A FISAR é uma associação com reconhecimento jurídico pela lei italiana, que surgiu em 1972, na cidade de Pisa (Toscana). Atualmente, conta com 72 delegações nacionais e estrangeiras, 46 mil afiliados entre sommeliers profissionais.
Espumantes degustados:
Espumante Moscatel: Adega Cavalleri e Casa Garcia
Espumante Brut: Champagne Georges Aubert, Sulvin Ind. e Com. de Vinhos, Vinhos Marson, Vinhos Salton, Vinícola Miolo e Bebidas da Serra.
Notícias Relacionadas