Cursos Italiano Jurídico 2018

Teatro Feronia, obra de arte na San Severino Marche

Localizado na Piazza del Popolo, praça central na histórica San Severino marche, o  Teatro Feronia foi construído entre os anos de 1823 e 1828, projetado pelo arquiteto settempedano Ireneo Aleandri que ficou conhecido em toda a Itália por ser o responsável, também, pelo projeto do teatro Sferisterio de Macerata.

Aleandri, embora limitado pelo pequeno espaço disponível, projetou a estrutura do teatro com uma planta em formato de ferradura, com três níveis de camarotes e um de galerias. 

A decoração pictórica foi confiada a Filippo Bibiena e Raffaele Fogliardi, enquanto os desenhos das pinturas que adornam a abóbada e a cortina são obra do pintor Filippo Bigioli (1798 - 1878) e foram realizados por Raffaele Fogliardi.

A cortina é considerada um exemplo importante da arte neoclássica e retrata o tema sugerido por um grupo de intelectuais da época, sugerindo a presença, na antiga Settempeda, de um templo dedicado à deusa Feronia.

A imagem mostra a sacerdotisa Camurena Cellerina realizando o rito de libertação de um escravo, diante do templo da deusa, enquanto à esquerda ocorre o sacrifício de um boi e, à direita, é representado o rio Potenza, segundo a iconografia adotada pelo Sacro Tevere. 

Neste clímax neoclássico, são os anos em que Vincenzo Monti escreve seu poema Feroniade, decidiu-se dar ao teatro o nome da deusa.

 Após a conclusão da obra, o teatro foi solenemente inaugurado em 1828 com a execução de duas obras de Gioacchino Rossini, Moisés no Egito e Matilde di Shabran. 

Fechado em 1961 por razões de segurança, o Teatro Feronia foi reaberto, após um longo e complexo trabalho de restauração, em 1985, com um concerto lírico da Orquestra de Viena e com a participação da soprano Katia Ricciarelli. 

A capacidade é de 442 lugares.

Informações:

SAN SEVERINO MARCHE - Teatro Feronia
Piazza Del Popolo, 15 - San Severino Marche 
Tel. 0733 641252 - 0733 634369.

A visita ao teatro é gratuita, mediante agendamento no escritório de turismo que se encontra na Piazza del Popolo, vizinha ao teatro. Abertura das 9h às 12h30 e das 15h30 às 19h, todos os dias, com exceção das segundas-feiras. 



0 Comentários


Seu comentário