UIL

Tramontina: 95 anos

A Tramontina completa, neste dia 1º de maio, 95 anos de uma trajetória que a consolidou como uma das mais importantes empresas do Brasil e da América Latina. Reconhecida mundialmente pela qualidade de seus produtos, que incluem desde utilidades domésticas, passando por ferramentas, móveis, material elétrico e artigos de madeira, em um total de mais de 16 mil itens..

 

A história da Tramontina começa quando, em 1911, Valentin Tramontina, filho do imigrante Enrico Tramontina, chega a Carlos Barbosa, e monta uma ferraria no centro da vila, construindo um pequeno prédio de madeira em terreno alugado.

 

Hoje, com mais de cinco mil colaboradores, a Tramontina possui dez fábricas, oito no Rio Grande do sul, uma em Belém do Pará e outra em Recife, capital do Estado de Pernambuco, além de seis centros de distribuição – Bahia, Norte, Planalto, Recife,  Sudoeste e Sul. No exterior, tem cinco centros de distribuição: Estados Unidos, México, Colômbia, Chile e Alemanha e três escritórios de vendas na França, Peru e Emirados Árabes.

 

Qualidade 

 

Em uma palestra proferida para funcionários da prefeitura de Carlos Barbosa,o atual presidente da empresa, Clóvis Tramontina, comentou que a qualidade é formada por quatro princípios: confiabilidade, capacidade de surpreender, recuperação e honestidade. “O diferencial está na equipe. O talento humano faz a diferença quando o ambiente é participativo e o mercado hoje não aceita mais improvisações. O profissionalismo é o ponto marcante”, ressaltou.

 

Já ao falar para estudantes de um curso de MBA da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Clóvis Tramontina destacou: a marca é reconhecida por 94% dos brasileiros. Mais de 70% da população já esteve em contato com alguma peça da Tramontina, que é a quarta marca mais lembrada no Rio Grande do Sul. As fábricas espalham produtos em mais de 120 países, detendo 5% do mercado de panelas nos Estados Unidos. A produção é de 50 milhões de unidades por mês. “Primamos pela qualidade e pela confiabilidade. Apostamos na prata da casa e acreditamos sempre em nossa equipe. Para não decepcionar, o meu conselho para esses estudantes é nunca parar. Cursos de pós-graduação são fundamentais, além do domínio de, no mínimo, três idiomas”, aconselhou Tramontina.