UIL

Veneza quer cobrar taxa dos visitantes

Prepara-se: se você pretende viajar até Veneza nos próximos meses, a eterna  e emblemática cidade romântica, reserve um (1) euro  para pagar a city tax, um imposto que a administração local volta a tentar introduzir, depois de uma iniciativa frustrada ainda no Governo Prodi. Para os três milhões de turistas estrangeiros que visitam Veneza todos os anos, a quantia é irrisória, mas para a prefeitura local representará um acréscimo polpudo nas finanças públicas, capaz de fazer frente aos gastos, que cada vez crescem mais, para a construção, por exemplo,  do sistema de proteção  contra enchentes.

O prefeito local, Massimo Cacciari, já encaminhou pedido ao Governo para que a taxa seja introduzida no Orçamento. Segundo ele, o valor é absolutamente insignificante, mas capaz de garantir o acréscimento de vários zeros na renda da cidade. Conforme os planos, só pagaria o “pedágio” quem fosse pernoitar. Também seriam incluidos os visitantes que chegam de navio – calcula-se que, neste ano, chegarão 1,25 milhão.

Nem todos, porém, concordam com a idéia. O presidente da Associação dos hoteleiros da cidade, Claudio Scarpa, classifica a proposta como estúpida. Lembra que os turistas de alta rotação representam 70% do total, mas produzem apenas 30% do faturamento. Para ele, seria melhor que o prefeito se unisse aos colegas das capitais das artes, como Firenze e Roma, para obter uma repartição sobre o imposto Iva.

Se a medida for adiante, é pouco provável que os turistas de todo o mundo deixem de visitar Veneza, uma cidade que, nos últimos tempos, tem buscado melhorar suas condições e a sua própria imagem. Uma guerra contra os sacoleiros já está em pleno andamento, proibindo que vendedores ambulantes transitem pelas áreas mais procuradas. Outra iniciativa diz respeito ao combate às garrafas de água mineral, que invariavelmente acompanham os turistas em suas caminhadas. A prefeitura desencadeou uma campanha para as pessoas beberem água fornecida pela municipalidade, evitando o descarte permanente de garrafas de plastico.