UIL

Natal mostra o valor da vida, afirma Bento XVI

O Natal de Cristo ajuda-nos a tomar consciência do valor da vida humana, a vida de cada ser humano, desde sua concepção até a morte natural. A afirmação foi feita neste domingo, durante a Vigília de Natal, pelo Papa Bento XVI, antes da recitação do Angelus, com os cerca de 40 mil fiéis presentes na Praça de São Pedro.

A quem abre o coração a este “ menino envolto em panos e deitado numa manjedoira”- disse o Papa – ele oferece a possibilidade de ver com olhos novos a realidade de cada dia. Poderá saborear a potencia do fascínio interior do amor de Deus que consegue transformar em alegria também a dor.

Nascendo na pobreza de Belém, Jesus quer tornar-se companheiro de viagem de cada um. Neste mundo, desde que Ele próprio quis colocar aqui a sua tenda, ninguém é estrangeiro recordou Bento XVI explicando:

“O dom surpreendente do Natal é precisamente este: Jesus veio para cada um de nós e nele tornou-nos irmãos. O empenho correspondente consiste em superar cada vez mais os preconceitos, destruir as barreiras e eliminar os contrastes que dividem, ou pior ainda contrapõem os indivíduos e os povos, para construir juntos um mundo de justiça e de paz.”

Mas a mensagem de Natal é sobretudo espiritual:”No coração da noite - prosseguiu o Papa - Jesus virá para nós, porém é seu desejo vir em nós, isto é habitar no coração de cada um de nós.Para que isto se verifique é indispensável que sejamos disponíveis e nos preparemos para o receber, prontos para lhe dedicar espaço dentro de nós, nas nossas famílias, nas nossas cidades.

E antes de concluir, Bento XVI pediu a Maria que nos ajude a manter o recolhimento interior confiando-lhe de maneira particular todos aqueles que estão para passar o Natal na tristeza e na solidão, na doença e no sofrimento, para que recebam conforto e consolação