UIL

Primeira visita de Estado do presidente de Israel ao Vaticano

O presidente de Israel, Moshé Katsav viaja nesta terça-feira (15) à Itália, quando será recebido pelo presidente da República, Carlo Azeglio Champi, e pelo primeiro-ministro, Silvio Berlusconi. No dia seguinte, se reúne, pela primeira vez, com o papa Bento XVI. A viagem à Itália do chefe de Estado israelense responde ao convite de Bento XVI e de Carlo Azeglio Ciampi.

O papa e Katsav discutirão questões bilaterais, a luta contra o anti-semitismo no mundo, assim como as formas de reforçar o diálogo entre o judaísmo e o catolicismo, disse a porta-voz.  Segundo o jornal Haaretz, Katsav também pedirá ao Pontífice que autorize a investigadores israelenses o acesso a documentos dos arquivos vaticanos. Não se sabe se Bento XVI e Katsav abordarão a transferência do uso do Cenáculo em Jerusalém, em poder de Israel desde 1948, para ofícios litúrgicos católicos.

Há alguns meses, as autoridades israelenses se manifestaram queixando-se pelo fato do papa não ter mencionado Israel em uma lista de países vítimas do terrorismo. A polêmica foi encerrada com o anúncio do cardeal Angelo Sodano, secretário de Estado do Vaticano, de que um "erro" teria sido a causa da omissão de Israel na lista.