UIL

Vaticano pode mediar conflito em Najaf

O Vaticano confirmou hoje oficialmente sua disponibilidade de mediar no Iraque, mas impôs como condição que a solicitação seja feita "verdadeiramente" pelas partes em conflito, informou um porta-voz da Santa Sé. "A Santa Sé está com toda certeza disposta a ajudar às partes para que conversem, dialoguem, mas com a condição de que demonstrem que estão interessadas verdadeiramente em seguir o caminho pacífico para chegar a uma solução dos conflitos", declarou o padre Ciro Benedittini, porta-voz adjunto do Vaticano.

O secretário de Estado do Vaticano, cardeal Angelo Sodano, havia declarado na segunda-feira que o Papa João Paulo II está disposto a desempenhar um papel de mediador no Iraque para evitar um confronto sangrento em Najaf, a cidade santa dos xiitas.

O clérigo radical xiita Moqtada Al-Sadr recebeu com satisfação a oferta do Vaticano de mediar o conflito de Najaf. "Recebemos com satisfação a iniciativa do Papa e o chamamos para intervir na crise", afimou Ahmed Al-Shibani, porta-voz político do clérigo rebelde.