UIL

Definidos os vencedores de concurso de cultura italiana

 Dois alunos do curso de Letras do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce), campus de São José do Rio Preto, venceram a 9ª edição do concurso internacional América Latiníssima 2006, promovido pelo Instituto Italiano de Cultura de São Paulo. Como prêmio, Deni Yuzo Kasama e Angélica Cattini passarão 15 dias na Itália, junto com outros quatro brasileiros, onde participarão de cursos, além de uma programação cultural pelas regiões patrocinadoras do evento, entre elas Abruzzo, Emilia-Romagna e Ligúria.

De acordo com a docente do departamento de Letras Modernas do Ibilce, Araguaia de Souza Roque, o objetivo do concurso é promover a língua e a cultura de regiões pouco divulgadas da Itália. O concurso é aberto a estudantes de língua italiana, com idades entre 18 e 26 anos, que sejam, prioritariamente, descendentes das respectivas regiões. “O candidato que não tenha descendência italiana precisa superar os conhecimentos dos demais concorrentes”, comenta Araguaia. É o caso do aluno Kasama, de origem japonesa e um dos ganhadores.

O concurso é realizado em duas fases. Na primeira, os candidatos respondem a um questionário cultural sobre as regiões participantes. A fase seguinte consiste em uma prova de língua italiana em nível avançado. O embarque dos ganhadores será no final deste mês de outubro.