Facebook Curtir

Fundação Torino promove a 5ª Simulação das Nações Unidas

A partir desta sexta-feira (08), durante três dias, estudantes de Belo Horizonte, em Minas Gerais, vivenciarão a rotina de diplomatas com a responsabilidade de representar diferentes interesses. A 5ª Simulação das Nações Unidas (5ª SNU), organizada pelos alunos da Fundação Torino Escola Internacional, irá simular o ambiente diplomático da ONU com a participação de escolas da cidade nos dias oito, nove e dez de abril. Os participantes irão defender a política interna e externa de suas representações em encontros de organizações internacionais e, durante os debates, serão produzidos documentos visando à resolução do tema em questão.

Debates calorosos, decisões difíceis e arriscadas, quebra de paradigmas e muito conhecimento é o que promete esta 5ª SNU. Assuntos como imigração na Europa e descriminalização do aborto serão alguns dos temas discutidos. O evento é aberto aos alunos da 3ª Média e Ensino Médio da Fundação Torino e também aos alunos do Ensino Médio das demais escolas de Belo Horizonte.

“Participar dos modelos de simulação é mais do que uma experiência educacional, é uma experiência única de vida. Durante as simulações os jovens são colocados em situações que lhes permite desenvolver a capacidade retórica e estimula o interesse por temas muito importantes no cenário mundial que muitas vezes passam despercebidos para eles. Além do aprendizado em si pode-se, em tal situação, perceber a importância de trabalhar em equipe, pois é a única forma de chegar a solução de problemas”, explica o professor de geografia André Cotta.

A iniciativa é uma oportunidade para os alunos adquirirem conhecimento dos acontecimentos mundiais e elevarem sua capacidade argumentativa. Além disso, no ambiente diplomático os alunos trabalham a socialização para formar alianças, somar votos e neutralizar os argumentos adversários. As quatro edições anteriores contaram com a participação de aproximadamente 30 escolas e mais de 400 estudantes.

Como funciona

As Simulações das Nações Unidas, também conhecidas como modelos ou simplesmente simulações, são uma ferramenta didática antiga. Precedem a própria ONU (na década de 1920, alunos de Harvard já simulavam a Liga das Nações, hoje extinta). No Brasil, só chegaram em 1998, com a criação do America’s Model United Nations (Modelo das Nações Unidas das Américas). A prática das simulações é semelhante aos debates em sala de aula: as carteiras ficam dispostas em círculo e são os alunos que falam por todo – ou quase todo – o tempo. Mas há três diferenças cruciais: a primeira está no fato de que os estudantes não dizem necessariamente o que pensam, mas debatem os pontos de vista dos Governos que representam. Para isso, cada um interpreta o papel de diplomata de um determinado país.

A segunda diferença é que eles não discutem apenas para trocar ideias. Em quase todos os casos, há o texto de uma resolução em jogo. É como se fosse uma redação em grupo, com vários interesses envolvidos. Os alunos devem não apenas debater tecnicamente o assunto, mas formar alianças, somar votos e neutralizar os argumentos adversários. E a terceira diferença é que os estudantes sempre simulam um órgão específico (o comitê), com suas próprias regras, funções e poderes.

Fundação Torino

A Fundação Torino atua como Escola Internacional, da educação infantil ao ensino médio, regulamentada pelos governos brasileiro e italiano, oferecendo dupla diplomação aos seus alunos. Há 40 anos reconhecida pela consolidada tradição científica e humanística, possibilita o ingresso dos alunos nas mais conceituadas universidades do Brasil e da União Europeia, além de prepará-los para os exames de seleção das melhores universidades das Américas. As ações educacionais da Fundação Torino ultrapassam seus muros, trazendo várias conexões entre temas como literatura, música, arte, esportes e tecnologia, entre outros.

SERVIÇO

5ª Simulação das Nações Unidas (SNU) da Fundação Torino Escola Internacional

08/04 - sexta-feira de 17h às 21h

09/04 - sábado das 09h às 19h

10/04 - domingo das 09h às 19h

Local: Rua Jornalista Djalma Andrade, 1300 - Belvedere – Belo Horizonte (MG).



0 Comentários


Seu comentário

  • Oriundi

    Giornalismo fatto con passione