UIL

Mafiosos conquistam admiradores em rede social

O crime organizado italiano também está na  internet e conquistando   admiradores, em uma demonstração inequívoca, segundo Maria Falcone, irmã do juiz antimáfia assassinado Giovani Falcone, de que infelizmente o mal continua fascinando os jovens.  É que alguns dos mais violentos chefes da Cosa Nostra  possuem perfil na rede social Facebook (www.facebook.com), a mais acessada do mundo,  atraindo centenas de seguidores.

Condenado a 12 prisões perpétuas desde que foi preso em 1992, Salvatore Toto Riina, 78 anos, tem um perfil  que o elege como o verdadeiro capo dei capi. Mensagens dos mais de dois mil seguidores são postadas diariamente, invariavelmente apoiando o criminoso. Quem acessar o endereço na rede verá inclusive mensagens de feliz natal

Outros que também estão presentes no Facebook são Bernardo Provenzano, 75 anos, que substituiu Riina, e foi preso há dois anos, além de Matteo Messina Denaro. Para Provenzano há quem reivindique inclusive que ele seja santificado imediatamente.

Anti-grupos  foram criados na própria rede para combater e pedir a eliminação desse tipo de idolatria a criminosos que, na verdade, muitas vezes inclusive são retratados no cinema com glamour, como lamentou Maria Falcone em uma entrevista ao The Times, qué abordou o assunto em uma matéria  neste início de ano.

Um grupo inclusive criou um perfil para lembrar o juiz Falconi e outros personagens que lutaram contra a máfia.